Logo PUCPR

CORRELAÇÃO DA INFLAMAÇÃO E ANEMIA EM PACIENTES RENAIS CRÔNICOS EM DIÁLISE

VELHO, João Vitor Ibrahim ¹; AMARAL, Andrea Novais Moreno ²
Curso do(a) Estudante: Ciências Biológicas – Bacharelado – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Ciências Biológicas – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A doença renal crônica (DRC) é uma condição caracterizada pela perda progressiva da função renal, associada a complicações como inflamação sistêmica e anemia. Estas manifestações tornam-se mais evidentes nos pacientes em estágio V da doença, especialmente aqueles em tratamento dialítico. OBJETIVOS: Avaliar a correlação de mediadores inflamatórios com a anemia renal em pacientes com DRC em diálise. MATERIAIS E MÉTODO: Foram incluídos pacientes em hemodiálise (HD) e diálise peritoneal (DP) atendidos no Hospital Santa Casa e os dados clínicos e laboratoriais foram obtidos por meio de prontuários. Os mediadores inflamatórios séricos foram dosados pelo método ELISA, e a hemoglobina (Hb) foi analisada a partir do hemograma completo. Os dados foram analisados com teste de normalidade de Shapiro-Wilk, teste t de Student ou Mann-Whitney, e correlações de Pearson ou Spearman. RESULTADOS: Os resultados mostraram que os pacientes em HD apresentaram níveis significativamente mais elevados de IL-6, IL-1β e IFN-γ em comparação ao grupo em DP, indicando uma resposta inflamatória mais intensa associada à HD. Na análise de correlação, IL-6 não apresentou associação estatisticamente significativa com os níveis de Hb, assim como TNF-α, que mostrou correlação negativa significativa apenas no grupo HD. Por outro lado, IL-1β e IFN-γ demonstraram correlações negativas significativas com a Hb, especialmente no grupo DP, sugerindo que essas citocinas pró-inflamatórias podem exercer um efeito inibitório sobre a eritropoiese em pacientes com DRC. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esses achados reforçam o papel da inflamação como mediadora da anemia em pacientes com DRC e apontam para a importância de estratégias terapêuticas que considerem o controle da resposta inflamatória como parte do tratamento da anemia nessa população.

PALAVRAS-CHAVE: Doença renal crônica; Hemodiálise; Diálise peritoneal; Anemia; Citocinas inflamatórias.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.