ANÁLISE DO COMPORTAMENTO VERBAL A PARTIR DO INSTRUMENTO VEBAL BEHAVIOR MILESTONES ASSESSMENT ANDA PLACEMENT PROGRAM (VB-MAPP) EM CRIANÇAS DE 2 ANO DE IDADE DE MÃES QUE FORAM INFECTADAS PELO COVID-19 DURANTE A GESTAÇÃO
INTRODUÇÃO: O desenvolvimento infantil envolve processos complexos neurológicos e comportamentais, sendo influenciado por fatores genéticos e ambientais desde o período gestacional. Diante da pandemia de COVID-19 e seus potenciais efeitos sobre o neurodesenvolvimento intrauterino. OBJETIVOS: esta pesquisa teve como objetivo avaliar o repertório verbal de crianças com dois anos de idade cujas mães foram infectadas pelo SARS-CoV-2 durante a gestação, utilizando o instrumento Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program (VB-MAPP). MATERIAIS E MÉTODO: Participaram do estudo 16 crianças, e a análise concentrou-se no Nível 2 do VB-MAPP, que abrange habilidades como mando, tato, comportamento de ouvinte, ecoico, intraverbal, imitação motora, entre outras. A coleta de dados foi realizada em ambiente clínico por meio de observações diretas e aplicação padronizada do protocolo. RESULTADOS: Os resultados revelaram que, de modo geral, os participantes apresentaram desempenho abaixo do critério considerado como indicativo de consistência comportamental (pontuação ≥3) em grande parte dos operantes avaliados. A imitação motora foi o único comportamento considerado preservado no grupo, com média superior ao critério adotado. Operantes primários, como mando e tato, apresentaram médias bastante reduzidas, sugerindo dificuldades no uso espontâneo da linguagem para nomear ou solicitar objetos. Ainda que alguns comportamentos, como o ecoico e o de ouvinte, tenham revelado desempenho moderado, a maioria dos operantes evidenciou rebaixamento relevante, com destaque para o LRFFC e o VPS-MTS, que indicaram déficits expressivos nas habilidades de discriminação e categorização. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A análise geral sugere que a exposição intrauterina ao COVID-19 pode estar relacionada a atrasos no desenvolvimento verbal, ainda que esses atrasos não tenham se mostrado significativamente distintos em comparação ao grupo controle.
PALAVRAS-CHAVE: Comportamento verbal; Neurodesenvolvimento infantil; Covid-19; VB-MAPP; Operantes verbais.
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