Logo PUCPR

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO VERBAL A PARTIR DO INSTRUMENTO VEBAL BEHAVIOR MILESTONES ASSESSMENT ANDA PLACEMENT PROGRAM (VB-MAPP) EM CRIANÇAS DE 2 ANO DE IDADE DE MÃES QUE FORAM INFECTADAS PELO COVID-19 DURANTE A GESTAÇÃO

NOVELLI, Milena Fileti ¹; GARCIA, Marcos Roberto ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Câmpus Londrina –
Curso do(a) Orientador(a): Psicologia – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: O desenvolvimento infantil envolve processos complexos neurológicos e comportamentais, sendo influenciado por fatores genéticos e ambientais desde o período gestacional. Diante da pandemia de COVID-19 e seus potenciais efeitos sobre o neurodesenvolvimento intrauterino. OBJETIVOS: esta pesquisa teve como objetivo avaliar o repertório verbal de crianças com dois anos de idade cujas mães foram infectadas pelo SARS-CoV-2 durante a gestação, utilizando o instrumento Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program (VB-MAPP). MATERIAIS E MÉTODO: Participaram do estudo 16 crianças, e a análise concentrou-se no Nível 2 do VB-MAPP, que abrange habilidades como mando, tato, comportamento de ouvinte, ecoico, intraverbal, imitação motora, entre outras. A coleta de dados foi realizada em ambiente clínico por meio de observações diretas e aplicação padronizada do protocolo. RESULTADOS: Os resultados revelaram que, de modo geral, os participantes apresentaram desempenho abaixo do critério considerado como indicativo de consistência comportamental (pontuação ≥3) em grande parte dos operantes avaliados. A imitação motora foi o único comportamento considerado preservado no grupo, com média superior ao critério adotado. Operantes primários, como mando e tato, apresentaram médias bastante reduzidas, sugerindo dificuldades no uso espontâneo da linguagem para nomear ou solicitar objetos. Ainda que alguns comportamentos, como o ecoico e o de ouvinte, tenham revelado desempenho moderado, a maioria dos operantes evidenciou rebaixamento relevante, com destaque para o LRFFC e o VPS-MTS, que indicaram déficits expressivos nas habilidades de discriminação e categorização. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A análise geral sugere que a exposição intrauterina ao COVID-19 pode estar relacionada a atrasos no desenvolvimento verbal, ainda que esses atrasos não tenham se mostrado significativamente distintos em comparação ao grupo controle.

PALAVRAS-CHAVE: Comportamento verbal; Neurodesenvolvimento infantil; Covid-19; VB-MAPP; Operantes verbais.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.