Logo PUCPR

O CONCEITO DE JOGOS DE LINGUAGEM NA FILOSOFIA DE WITTGENSTEIN

JOHANSSON, João Vítor Peres ¹; JUNIOR, Leo Peruzzo ²
Curso do(a) Estudante: Direito – Escola de Direito – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Filosofia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A presente pesquisa pretende adentrar ao conceito de Jogos delinguagem utilizando como base as literaturas de Ludwig Wittgenstein. Neste sentido, retoma-se o conceito de linguagem a partir da denominada virada pragmática, uma vez que ela representa uma ruptura ao conceito formal assumido pela leitura neopositivista. Obviamente, não se trata de fazer uma digressão histórica, mas de mostrar como a filosofia da linguagem de Wittgenstein assume uma posição inovadora e, consequentemente, responsável pela transição no pensamento de autores como H. Hart. OBJETIVOS: Osprincipais objetivos deste estudo é permitir a compreensão acerca de como alinguagem é utilizada dentro dos mais variados contextos conforme a teoria dos jogosde linguagem de Wittgenstein e compreender como a linguagem pode apresentarinúmeros significados a depender do contexto a qual será inserida MATERIAIS E MÉTODO: Essa pesquisa foi eminentemente bibliográfica, tendo sido realizadasinúmeras leituras de artigos e livros para que se alcançasse o resultado. Particularmente, a pesquisa esteve assentada nas obras de Wittgenstein e, ainda, na literatura secundária derivada. RESULTADOS: O trabalho demonstra a perspectiva de Wittgenstein acerca da utilização da linguagemem mais variados contextos, foi possível compreender a virada linguístico-pragmática do primeiroWittgenstein para o segundo Wittgenstein. Linguagem, para o filósofo, é uma atividade, um jogo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O debate na teoria deWittgenstein, enxerga que a linguagem, em seu emprego, pode ser interpretada deinúmeras maneiras a depender do contexto na qual está sendo inserida, essainterpretação é o que torna a verdadeira face dos jogos de linguagem, em que o autordemonstrou em sua literatura a quantidade de interpretações que se pode extrair deuma palavra em diferentes contextos.

PALAVRAS-CHAVE: Linguagem; Contexto; Jogos de linguagem; Palavras; Wittgenstein.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.