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O EXTRACAMPO, O PLANO DE REAÇÃO E O PLANO SEQUÊNCIA COMO ESTRATÉGIA DRAMÁTICA DE MONTAGEM EM MARTE UM (2022)

MACHADO, Vitor Lichfett ¹; DEBIASI, Carlos Alberto ²
Curso do(a) Estudante: Cinema e Audiovisual – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Cinema e Audiovisual – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O cinema evoluiu em técnica e tecnologia ao longo do século XX. No Brasil, o filme Marte Um (2022), dirigido por Gabriel Martins, destaca-se por sua abordagem técnica e temática social. A obra retrata a vida de uma família negra periférica e utiliza recursos como extracampo, plano de reação e plano sequência para enriquecer a narrativa. Lançado em ano eleitoral, o filme critica o contexto político e enfrentou dificuldades de distribuição. Sua análise revela como o cinema brasileiro pode construir subjetividades e valorizar produções independentes, especialmente aquelas ligadas a iniciativas afirmativas e à realidade das periferias. OBJETIVOS: O Objetivo geral é investigar a utilização das técnicas do extracampo, plano de reação e plano sequência no filme “Marte Um” como estratégia de qualificação da obra no contexto de produção tecnológica cinematográfica brasileira contemporânea. Os objetivos específicos são analisar os sentidos engendrados pelo uso do extracampo, o plano de reação e o plano sequência como ferramenta narrativa no filme, analisar se a montagem do filme, por comparação a outras obras do mesmo período, possui características que lhe são próprias e discutir a utilização da técnica como estratégia de atração do público frente aos números consolidados de bilheteria. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa iniciou com um estudo do cenário do cinema brasileiro no período pós-pandemia, destacando o cinema negro, a ausência de cotas de telas e o domínio de títulos estrangeiros. Foram analisados dados da Ancine sobre bilheteria e renda, além da evolução histórica de tecnologias e métodos narrativos no cinema, com foco nos enquadramentos utilizados. Na segunda etapa, entrevistas com Gabriel Martins, diretor de Marte Um, ajudaram a compreender sua visão artística e o processo de construção do roteiro. A bibliografia nacional e internacional foi essencial para conceituar as técnicas cinematográficas presentes na obra, especialmente os enquadramentos que estruturam sua narrativa. RESULTADOS: A pesquisa analisa Marte Um no contexto do cinema brasileiro pós-pandemia, destacando sua expressiva bilheteria com distribuição limitada. O filme, dirigido por Gabriel Martins, utiliza técnicas como extracampo, plano de reação e plano sequência para aprofundar a narrativa e conectar o público às emoções dos personagens. A história da família Martins aborda temas como racismo, sonhos, traumas e política, com destaque para o sonho de Deivinho de ir a Marte. A análise inclui entrevistas e comparações com Medida Provisória e Os Suburbanos, ampliando o debate sobre linguagem, representatividade e o protagonismo negro no cinema nacional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A técnica do extracampo é central na construção narrativa de Marte Um, permitindo que o espectador complemente visualmente o que não é mostrado, aprofundando os dramas dos personagens. Embora o plano de reação e o plano sequência também estejam presentes, são usados como suporte à expressividade do extracampo. O filme se destaca por seu caráter autoral e por abordar temas sociais relevantes como vícios, independência, religiosidade e relações homoafetivas. Essa abordagem sensível e original diferencia a obra no cenário nacional. A análise técnica contribui para entender os desafios do cinema brasileiro e pensar estratégias para sua valorização.

PALAVRAS-CHAVE: Extracampo; Plano de reação; Plano Sequência; Cinema Brasileiro; Técnica e Tecnologia.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.

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