O CONCEITO “FILHO DO HOMEM” NO EVANGELHO DE MARCOS TEM SUAS RAÍZES NA TEOLOGIA PERSA?
INTRODUÇÃO: Jesus, em suas pregações durante sua vida pública, demonstrou uma especial afeição pelo título “Filho do Homem”, mesmo sendo atribuídos a ele diversos outros títulos. A pergunta que buscaremos responder nestapesquisa é: de onde vem este título? Ele tem influência do Antigo Testamento ou da literatura apócrifa? OBJETIVOS: O objetivo geral desta pesquisa é apresentar a origem do conceito “Filho do Homem” utilizado por Jesus em sua vida pública, especialmente através da narrativa do Evangelho de Marcos (13,14-27), bem como no discurso apocalíptico do livro do profeta Daniel (7,13-14). Por fim, buscar ver se há alguma influência da teologia persa no uso deste título na tradição judaica. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia será propriamente bibliográfica e exegética. Isto é, os materiais norteadores desta pesquisa são os livros, artigos e dicionários relacionados ao tema “Filho do Homem” no Evangelho de Marcos e no livro de Daniel. A análise exegética ficará por conta da perícope de Mc 13,14-27. RESULTADOS: O conceito “Filho do Homem” aparece treze vezes no Evangelho de Marcos. E sempre é o próprio Jesus que se intitula “Filho do Homem”. Este conceito parece que só é compreendido pelos seus discípulos depois da ressureição, quando é relacionado ao livro do profeta Daniel 7,13-14. Pode-se afirmar que o uso deste título é para revelar um reino humanizado, diferente dos impérios que estavam sendo instaurados pelos poderes deste mundo. Por fim, buscando responder a pergunta “de onde se inspirou o autor do livro de Daniel”, nossa pesquisa aponta que houve uma possível influência persa neste conceito. Isto é, o conceito ‘Filho do Homem” pode estar relacionado com à figura da mitologia iraniana chamada “O Homem primitivo”, o primeiro homem que foi divinizado, e que voltará no fim do mundo para inaugurar o reino de Deus. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se através da pesquisa realizada sobre a origem do conceito “Filho do Homem” utilizado por Jesus, especialmente em seu discurso escatológico no Evangelho de Marcos (13, 14-27), que houve de maneira afirmativa uma influência não só do Antigo Testamento, mas também da teologia persa. Assim, de geração em geração, a teologia persa foi fonte inspiradora para o pensamento judaico, como o dualismo, a maneira de interpretar o bem e o mal, céu e inferno, anjos e demônios etc. Assim também as visões da mitologia persa relacionadas a um salvador enviado para realizar o julgamento final da humanidade e ressureição dos mortos. Dessa forma, o livro de Daniel (7,13-14), com sua linguagem apocalíptica, apresenta o “Filho do Homem” com o seu reino que não terá fim. Por sua vez, o Evangelho de Marcos ressalta que Jesus é o Cristo, enviado de Deus Altíssimo para inaugurar seu Reino na terra e reunir todas as pessoas para cumprir o seu projeto salvífico. Ou seja, Jesus é o primogênito de toda criatura e que irá promover a dignidade da vida em plenitude à toda humanidade.
PALAVRAS-CHAVE: Filho do Homem; Influência; Literatura Apocalíptica; Teologia Persa; Evangelho de Marcos.
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