Logo PUCPR

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS FELINOS SUBMETIDOS À BUPRENOFRINA TRANSDÉRMICA PELA APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO HHHHHMM E DA ESCALA FELINE GRIMACE SCALE

RAMBO, Nalanda Isabela ¹; RORIG, Maria Cecilia de Lima ²
Curso do(a) Estudante: Medicina Veterinária – Câmpus Toledo –
Curso do(a) Orientador(a): Medicina Veterinária – Câmpus Toledo

INTRODUÇÃO: ntrodução: O avanço da medicina veterinária contribuiu para o aumento da expectativa de vida dos pequenos animais, elevando os casos oncológicos, especialmente em felinos. Essas doenças estão relacionadas com a dor crônica, comprometendo a qualidade de vida dos pacientes, sendo essencial o manejo analgésico para o controle de dor, utilizando opioides como a buprenorfina, que pode ser administrada em apresentação transdérmica, facilitando o tratamento em felinos. OBJETIVOS: Avaliar a qualidade de vida de paciente oncológicos felinos tratados com buprenorfina na forma transdérmica, por meio da aplicação do questionário HHHHHMM e da escala de dor Feline Grimace Scale. MATERIAIS E MÉTODO: O estudo foi realizado entre novembro de 2024 e maio de 2025. Foram incluídos 10 felinos diagnosticados com neoplasias, sob autorização dos tutores pelo termo de consentimento. A buprenorfina transdérmica foi aplicada nos pacientes na dosagem de 20 μg/kg, com permanência de sete dias. Foram realizadas três avaliações, no dia 1 onde foi aplicado o adesivo, no dia 3 em que a buprenorfina apresentava seu pico de ação, e no dia 7, o qual correspondia com o término da eficácia analgésica. Em cada uma dessas etapas foi aplicado o questionário de qualidade de vida HHHHHMM aos tutores e a dor dos pacientes foi avaliada pela escala Feline Grimace Scale. RESULTADOS: Dos dez pacientes avaliados, 80% apresentaram melhora na qualidade de vida após o uso da buprenorfina. Na avaliação de dor, 90% dos felinos apresentaram redução do escore após 72 horas de uso do fármaco, sendo que quatro atingiram a pontuação zero. Um paciente evoluiu para óbito antes da segunda avaliação, devido à progressão do linfoma, sem relação com a ação do opioide. Não foram observados efeitos adversos relacionados ao uso do adesivo. Em apenas um caso foi necessário a reaplicação do adesivo, devido ao descolamento causado pelo acesso à rua. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A buprenorfina transdérmica demonstrou ser uma alternativa eficaz, prática e segura para o manejo da dor oncológica em felinos, proporcionando melhora significativa na qualidade de vida. A via transdérmica mostrou-se vantajosa por minimizar o estresse, especialmente em uma espécie resistente à manipulação. As ferramentas de avaliação foram eficazes na mensuração de dor e de qualidade de vida, auxiliando na monitoração do efeito terapêutico de forma individual. Recomenda-se a realização de novos estudos com maior amostragem e período de avaliação mais prolongado, a fim de investigar sobre a duração analgésica da buprenorfina transdérmica.

PALAVRAS-CHAVE: Felinos; Dor crônica; Buprenorfina transdérmica; Qualidade de vida; Neoplasia.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.