Logo PUCPR

PAISAGEM PRESERVADA: ÁREAS URBANAS HISTÓRICAS E POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS PARA O TRECHO TOMBADO DA RUA XV DE NOVEMBRO EM CURITIBA, PARANÁ

SOUZA, Luiz Felipe Ramos ¹; NOGUEIRA, Cintia Negrao ²
Curso do(a) Estudante: Arquitetura e Urbanismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): PPGTU – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Diante da problemática derivada das relevantes lacunas de conhecimento sobre a temática, o objetivo geral do trabalho consiste em sistematizar reflexões para desenvolvimento de estudos urbano-patrimoniais, atrelados à conceitos de vitalidade urbana e segurança pública. OBJETIVOS: O trabalho tem como objetivo geral analisar critérios de vitalidade aplicáveis à área de estudo selecionada, a rua XV de Novembro, em Curitiba, PR, buscando identificar teorias e conceitos sobre o tema, analisar resultados de estudo bibliométrico e propor subsídios metodológicos para apoiar a gestão urbana e políticas públicas. MATERIAIS E MÉTODO: A fundamentação teórica busca elencar conceitos principais para o estudo, como “paisagem urbana”, “centros históricos”, “vitalidade urbana”, e “segurança pública”. Além disso, é realizado um breve histórico da área proposta de estudo. O levantamento bibliométrico contempla bases de dados dos últimos cinco anos, e literatura contemporânea, para uma discussão conceitual mais aprofundada. RESULTADOS: Como resultados obtidos, a análise conceitual, com base na literatura e bibliometria aplicada, indica alta percepção de segurança e segurança viária devido ao fluxo de pessoas e caráter pedonal, além de boa acessibilidade e densidade pela localização central. Entretanto, a baixa diversidade de usos noturnos limita a vitalidade e aumenta a percepção de insegurança. A via mantém forte valor simbólico e função social, atuando como espaço de encontros e manifestações culturais. Para além disso, foram realizadas considerações acerca dos conceitos identificados através dos fichamentos bibliométricos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo conclui que políticas e intervenções devem articular aspectos físicos, funcionais e socioculturais, e que a metodologia proposta, com maior sistematização, pode ser replicada em outros contextos para apoiar a gestão urbana sustentável.

PALAVRAS-CHAVE: Vitalidade Urbana; Centros Históricos; Vitalidade Urbana; Segurança; Rua XV de Novembro.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.