ESTUDO SOBRE SENTIMENTOS DE AVALIAÇÕES COM RELAÇÃO À PRIVACIDADE
INTRODUÇÃO: Os sentimentos são fenômenos subjetivos complexos que surgem da interação entre processos cognitivos e emocionais. A relação entre sentimentos e saúde psicológica tem sido amplamente discutida e também desempenha um papel crucial na tomada de decisão do consumidor, influenciando não apenas as escolhas imediatas, mas também a formação de percepções de valor e de relacionamento com as marcas. Quando o comportamento do consumidor inclui o compartilhamento de dados pessoais e o consumidor percebe que essas suas informações estão sendo usadas, sem sua escolha consciente, sentimentos como raiva ou consequências psicológicas como a ansiedade podem surgir. Porém, até que ponto a literatura de marketing tem dado atenção a esses fatores e quais sentimentos e consequências foram estudados, em comparação a todos os sentimentos que os consumidores podem experimentar e expressar. OBJETIVOS: Este plano investiga a relação entre privacidade digital, bem-estar e sentimentos do consumidor, contrapondo a literatura de marketing com o discurso espontâneo dos usuários nas redes sociais. MATERIAIS E MÉTODO: Conduzimos dois estudos complementares: (1) uma revisão sistemática da literatura em marketing, identificando os principais sentimentos e consequências psicológicas investigadas; e (2) uma análise computacional de 22.758 tweets geolocalizados, usando processamento de linguagem natural (NLP), análise de sentimentos e mapeamento emocional com modelos baseados em aprendizado profundo. RESULTADOS: Os resultados revelam que a literatura foca majoritariamente em sentimentos negativos, como ansiedade e medo, e tende a ignorar dimensões positivas (como prazer e autonomia) frequentemente expressas pelos usuários. Além disso, observamos que sentimentos positivos também podem estar associados a consequências ambíguas, como a redução da percepção de risco e maior exposição de dados pessoais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao mapear essa assimetria, este estudo contribui para uma compreensão mais equilibrada das experiências emocionais no contexto da privacidade digital, com implicações para políticas públicas e práticas de marketing responsável.
PALAVRAS-CHAVE: Privacidade; Sentimentos; Revisão sistemática da literatura; NLP; Redes sociais.
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