Logo PUCPR

ANÁLISE DE DESEMPENHO DE COELHOS CRIADOS AO AR LIVRE COMPARADO AO SISTEMA CONVENCIONAL

BAGGIO, Luana Osowsky ¹; ALENCAR, Daniele ³; NAKAMURA, Gabriel ³; NAKAMURA, Gabriel ³; DAROS, Rolnei Rua ²
Curso do(a) Estudante: Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A criação de coelhos em sistemas de gaiolas restringe a expressão decomportamentos naturais da espécie, como correr e cavar, o que pode induzirestresse crônico e o desenvolvimento de estereotipias. O enriquecimento ambiental éuma estratégia validada para diminuir os efeitos negativos do confinamento epromover o bem-estar animal. Embora a importância do bem-estar animal nacunicultura seja crescente, a viabilidade produtiva de sistemas alternativos ainda éobjeto de debate. OBJETIVOS: Este estudo avaliou o desempenho de coelhos criados em umsistema ao ar livre com enriquecimento ambiental, em comparação com um sistemaconvencional de gaiolas, tendo a hipótese de que o manejo ao ar livre proporcionariaresultados produtivos equivalentes ou superiores. MATERIAIS E MÉTODO: O estudo comparou o desempenhozootécnico de coelhos submetidos a dois sistemas de manejo distintos: um grupomantido ao ar livre, com enriquecimento ambiental, e um grupo controle em sistemaconvencional de gaiolas. Foram realizadas coletas de dados semanais, incluindo apesagem dos filhotes e avaliações clínicas das matrizes (ausculta, tempo depreenchimento capilar e hidratação). Os dados foram analisados estatisticamente pormeio de modelos lineares mistos (LMM), utilizando o software R, para avaliar o efeitodo tratamento sobre o ganho de peso destes. RESULTADOS: As análises estatísticas não revelaramum efeito significativo do sistema de criação (enriquecido vs. convencional) sobre oganho de peso dos filhotes nas quatro primeiras semanas de vida (p > 0,05). As taxasde mortalidade até o desmamem foram baixas e semelhantes entre os grupos (4,25%no convencional e 3,19% no enriquecido) e os parâmetros fisiológicos das matrizespermaneceram dentro dos padrões de normalidade também. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A ausência de diferenças significativas pode ser atribuída às limitações amostrais do estudo, sugerindo que pesquisas futuras com maior número de indivíduos e métodos objetivos para avaliação comportamental são necessárias.

PALAVRAS-CHAVE: Cunicultura; Enriquecimento ambiental; Bem-estar animal; Coelhos; Desempenho zootécnico.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.