A RECONSTRUÇÃO DA ABADIA DE SAINT-DENIS: O INÍCIO DO MOVIMENTO GÓTICO E SUA LIGAÇÃO COM A MONARQUIA FRANCESA (SÉCULO XII)
INTRODUÇÃO: Dentro da grande amálgama de estilos arquitetônicos na Europa, vemos grande imponência advinda dos edifícios religiosos. Geralmente, as grandes e famosas catedrais acabam por ter uma expressão artística em comum: fazem parte do movimento gótico da arquitetura, cujo consenso entre autores é de que deve à sua criação crédito ao Abade Suger (1081 – 1151) e a inovação que promoveu na Catedral Basílica de Saint-Denis no século XII. Os elementos desta nova arquitetura, então, foram escolhidos de forma a demonstrar o esplendor da Igreja e também da monarquia da França, com a qual Saint-Denis tem laços até hoje, sendo o local de descanso eterno da maior parte da família real francesa. Vemos, portanto, a forma como a arquitetura gótica se relaciona com Saint-Denis e funciona tanto como afirmação do poder monárquico quanto como consolidação do catolicismo na França. OBJETIVOS: Este trabalho investiga a forma como se deu a reconstrução da Catedral Basílica de Saint-Denis pelo Abade Suger, iniciando o movimento gótico na arquitetura, além de sua relação com a monarquia francesa do Século XII. MATERIAIS E MÉTODO: Este estudo emprega uma análise contextual para compreender a emergência do estilo gótico aliada a uma análise dos vitrais da catedral, buscando conexões de Saint-Denis com a monarquia francesa do século XII. Para isto, foram estudados autores clássicos que trabalham a época medieval e a arquitetura das catedrais, além de literatura que investiga a própria Catedral de Saint-Denis, o Abade Suger, e os elementos góticos da catedral. RESULTADOS: Verificou-se que a Catedral Basílica de Saint-Denis e a arquitetura gótica surgida por meio dela tiveram grande influência da monarquia francesa, uma vez que o Abade Suger, precursor do estilo arquitetônico e abade da catedral, era amplamente interligado aos reis franceses. Isso está exemplificado em alguns vitrais, que retratavam figuras importantes para a monarquia, como Carlos Magno, e assim conectavam-na ao catolicismo e à catedral. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Em conclusão, vemos que a reconstrução da Catedral Basílica de Saint-Denis esteve diretamente relacionada à monarquia francesa, mas esta conexão teve início mesmo antes, quando a Catedral ainda era apenas um mosteiro. A elevação em sua posição e arquitetura, surgindo o estilo gótico, foram graças tanto à visão medieval a uma mudança na percepção da época acerca das manifestações de Deus; da morte; e da salvação, quanto ao apoio político, especialmente ao considerarmos o quanto o Abade Suger esteve envolvido com a família real.
PALAVRAS-CHAVE: Arquitetura Gótica; Catedral Basílica de Saint-Denis; Vitrais; Monarquia Francesa; Idade Média.
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.