Logo PUCPR

SOLUÇŌES CONSENSUAIS NOS CONFLITOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, COM ÊNFASE NO REGISTRO DE MARCAS: ANÁLISE DOUTRINÁRIA E JURISPRUDENCIAL

REBOUÇAS, Maria Cecília Santiago ¹; TERRA, Claudine Aparecido ²
Curso do(a) Estudante: Direito – Câmpus Londrina –
Curso do(a) Orientador(a): Direito – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: O presente estudo investiga o uso de soluções consensuais de conflitos, como a arbitragem e a mediação, em litígios envolvendo a propriedade intelectual, com ênfase no registro de marcas. Tais conflitos afetam diretamente o desenvolvimento econômico e social, sendo que o uso de métodos alternativos pode representar um caminho mais eficiente, célere e menos oneroso para o acesso à justiça. OBJETIVOS: Analisar a aplicabilidade e os impactos do uso da mediação e da arbitragem na resolução de disputas relacionadas à propriedade industrial, especialmente nas controvérsias envolvendo o registro de marcas, com foco nos benefícios, limitações e uso prático dessas ferramentas. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa se baseia em revisão doutrinária, legislativa e jurisprudencial, com abordagem hipotético-dedutiva. Utiliza-se também a análise de decisões judiciais e administrativas, além de publicações científicas especializadas. RESULTADOS: Os resultados parciais evidenciam as vantagens da mediação e da arbitragem, como a redução do tempo de tramitação, diminuição de custos, maior eficiência e a promoção de soluções pacíficas. Tribunais como o TJSP e o TJRJ demonstram avanços com iniciativas como o CEJUSC e plataformas digitais para resolução de conflitos. A arbitragem, em especial, é fortalecida pelo princípio da autonomia da vontade das partes, reconhecido por jurisprudência do STJ. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A pesquisa aponta que a adoção de métodos consensuais em conflitos relacionados à propriedade intelectual é uma alternativa eficaz ao processo judicial tradicional, com vantagens como a celeridade, a confidencialidade e flexibilidade de procedimentos, inclusive com utilização de recursos tecnológicos, o que contribui para alcançar o sucesso nas demandas com economia e pacificação social, sendo especialmente promissora nas disputas sobre registro de marcas. O fortalecimento da cultura do consenso é fundamental para a melhoria dos resultados em litígios envolvendo o registro de marcas.

PALAVRAS-CHAVE: Mediação; Arbitragem; Propriedade Intelectual; Registro de Marcas; Soluções Consensuais.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.