Logo PUCPR

OBSTÁCULOS À IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA DE RESERVA DE VAGAS PARA NEGROS EM CONCURSOS PÚBLICOS DO MAGISTÉRIO SUPERIOR FEDERAL

CARVALHO, Thiago Pinheiro de ¹; HACHEM, Daniel Wunder ²
Curso do(a) Estudante: Direito – Escola de Direito – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Direito – Escola de Direito – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Discute-se o direito ao trabalho como um direito fundamental social e a instituição da Lei nº 12.990/2014, que reserva 20% das vagas para negros em concursos federais, destacando a inefetividade dessa lei no magistério superior devido a problemas como a abertura de poucas vagas por concurso e o fracionamento. OBJETIVOS: Analisar os obstáculos e propor alternativas para a aplicação da Lei nº 12.990/2014. O objetivo geral visa identificar os impedimentos e as possíveis soluções para operacionalizar a lei, enquanto os objetivos específicos incluem o levantamento bibliográfico, o mapeamento das dificuldades de implementação e a proposição de alternativas para viabilizar a reserva de 20% das vagas. MATERIAIS E MÉTODO: Foi utilizada a abordagem metodológica que consistiu na análise da literatura existente sobre a Lei nº 12.990/2014 e conceitos de Direito Administrativo, utilizando bases de dados como Portal Capes, Google Scholar e Scielo. A pesquisa foi dividida em três módulos: levantamento bibliográfico, mapeamento das dificuldades e propositura de alternativas. RESULTADOS: Neste tópico, foi observado que os principais obstáculos incluem a organização descentralizada dos processos seletivos, o fracionamento de vagas por área de conhecimento (que impede a aplicação da cota de 20% quando há menos de três vagas por área), a falta de clareza e omissão nos editais, a escassez de candidatos negros para as vagas reservadas (como observado na UFPR), e a resistência institucional na aplicação da lei, manifestada pela interpretação equivocada da legislação e pela falta de fiscalização. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por fim, foi exposta a necessidade de regulamentação mais clara, uniformização dos procedimentos, aplicação da reserva sobre o total de vagas oferecidas e implementação de ações afirmativas complementares para garantir a efetividade da política pública de inclusão racial no magistério superior federal, combatendo o racismo institucional e promovendo a igualdade.

PALAVRAS-CHAVE: Cotas; Reserva de vagas; Magistério superior; Ações afirmativas; Racismo institucional.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.