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PLATAFORMA INGLES PARANÁ: METODOLOGIAS E TÉCNICAS

MANZI, Ana Júlia Alves ¹; BERTOTTI, Gisele Rietow ²
Curso do(a) Estudante: Letras-Português-Inglês – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este relatório tem como objetivo investigar, de forma detalhada e crítica, os métodos e técnicas de ensino empregados na plataforma Inglês Paraná, com o intuito de verificar se tais práticas estão predominantemente associadas a abordagens tradicionais ou se incorporam elementos inovadores compatíveis com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com a concepção de inglês como língua franca. OBJETIVOS: Para isso, foram realizadas etapas de pesquisa bibliográfica abrangente, contemplando autores de referência na área de ensino-aprendizagem de línguas, análise documental de materiais pedagógicos e observação qualitativa das atividades presentes na plataforma. MATERIAIS E MÉTODO: A análise indicou que, embora seja possível identificar elementos que sinalizam a adoção de práticas pedagógicas contemporâneas — como a inserção de temas próximos à realidade dos alunos e o uso de recursos multimodais —, o conjunto das atividades examinadas ainda se mantém fortemente ancorado em formatos tradicionais de ensino, caracterizados por exercícios repetitivos e foco excessivo em estruturas linguísticas descontextualizadas.As dimensões avaliadas incluíram a autonomia do estudante, a contextualização das atividades, a integração das quatro habilidades linguísticas (fala, escuta, leitura e escrita) e a inserção de aspectos culturais, com ênfase na promoção da competência comunicativa crítica. RESULTADOS: Os resultados obtidos sugerem que há espaço significativo para ajustes e reformulações no design pedagógico da plataforma, especialmente no sentido de ampliar o uso de tarefas comunicativas autênticas, promover maior diversidade metodológica e integrar, de maneira mais consistente, perspectivas interculturais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Essas mudanças são essenciais para que a ferramenta esteja plenamente alinhada aos princípios da aprendizagem significativa, contribuindo para a formação de um estudante crítico, autônomo e apto a atuar como cidadão em um contexto globalizado.

PALAVRAS-CHAVE: Inglês; Metodologia; Paraná.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.

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