VALIDAÇÃO DE CLAREZA, COMPREENSÃO E ACEITABILIDADE DA VERSÃO PORTUGUESA DO MODIFIED OHKUMA QUESTIONNAIRE
INTRODUÇÃO: Os distúrbios de deglutição estão presentes em grande parte da população e são considerados como uma causa significativa de morbimortalidade. Um instrumento utilizado para triagem de disfagia é o Modified Ohkuma Questionnaire. No entanto, até o presente estudo, o instrumento não contava com versão em português. OBJETIVOS: Adaptar culturalmente o Modified Ohkuma Questionnaire para uso no Brasil. MATERIAIS E MÉTODO: O processo envolveu as seguintes fases: tradução inicial; síntese das traduções; retrotradução; revisão por um comitê de especialistas para analisar a validade aparente e de conteúdo, contemplando as equivalências semântica, idiomática, cultural, conceitual e clareza e, por fim, um pré-teste com a população alvo. RESULTADOS: Na tradução inicial e na retrotradução ocorreram discordâncias entre os tradutores, em 8 e 2 itens respectivamente, que posteriormente foram discutidos e conciliados pelo comitê. O comitê de especialistas sugeriu modificações pontuais nas adequações de termos técnicos para facilitar a aplicabilidade dos profissionais e para tornar o instrumento final mais claro e compreensível para a população-alvo. No pré-teste, 4 itens do questionário apresentaram uma porcentagem de não compreensão de 3,33%; entretanto, não foi necessária uma nova reaplicação do pré-teste levando em consideração que apenas uma porcentagem superior a 15% de não compreensão de cada item poderia interferir na interpretação confiabilidade e responsividade do questionário. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estudo demonstrou que a versão brasileira do Modified Ohkuma Questionnaire estabelecida apresentou-se transculturalmente adaptada, com seus itens considerados claros e compreensíveis pelos especialistas e pela população-alvo. O instrumento adaptado contribui por se tratar de uma ferramenta breve de avaliação disponível para rastrear a presença da disfagia na população. É recomendado a análise das propriedades psicométricas, estabelecendo o grau de validade e confiabilidade, o qual já está em desenvolvimento pelos autores deste estudo.
PALAVRAS-CHAVE: Disfagia, Disturbios de Deglutição, Triagem, Estudos de ValidaçãoDisfagia; Distúrbios de deglutição; Triagem; Estudos de Validação.
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.