Logo PUCPR

ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS NO CONTEXTO DAESCOLA PÚBLICA ESTADUAL PARANAENSE: DIFICULDADESDO USO DE PLATAFORMAS PARA O APRENDIZADO DOINGLÊS

SIMERMANN, Rúbia Helena Roos ¹; BERTOTTI, Gisele Rietow ²
Curso do(a) Estudante: Letras-Português-Inglês – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Ao compreender que o uso de recursos digitais e plataformas de ensino precisaestar alinhado às práticas pedagógicas significativas e intencionais, este trabalhoinvestiga o uso da plataforma Inglês Paraná no processo de ensino-aprendizagemda Língua Inglesa nas escolas públicas do estado do Paraná, analisando suaspotencialidades e limitações à luz de autores como Borges da Silva (2019), Brown(2015), Santos (2019), Hillesheim (2021), Capellari (2020) e Telles et al. (2023), paradiscutir o papel das tecnologias, dos letramentos e da agência no ensino de línguas OBJETIVOS: A pesquisa procurou compreender como a plataforma têm sido implementada e deque forma ela contribui – ou não – para a aprendizagem da Língua Inglesa (LI). Ainvestigação foi conduzida a partir de uma abordagem qualitativa, com base naanálise de capturas de tela da plataforma disponíveis em planejamentos de aula daSEED, e em relatos de estudantes, professores e pesquisadores. U MATERIAIS E MÉTODO: Utilizou-se datécnica de análise temática (Bardin, 2011) para organizar os dados em quatrocategorias principais: integração tecnológica, práticas de linguagem significativas,agência estudantil e mediação pedagógica. RESULTADOS: a. Os resultados evidenciam que, embora aplataforma disponha de ferramentas multimodais, sua aplicação ainda é limitada porbarreiras estruturais, metas impostas sem diálogo com o corpo docente e atividadesque priorizam a repetição de conteúdos em detrimento da autoria, da reflexão críticae da construção de sentidos. Observa-se um distanciamento entre o discursoinstitucional e a realidade vivida nas escolas, com a imposição da plataforma muitasvezes esvaziando o papel do professor e desmotivando os estudantes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Nessecontexto, destaca-se a necessidade de ressignificar o uso da plataforma,compreendendo que seu potencial só será efetivamente alcançado quandointegrada de forma crítica e contextualizada, como um recurso complementar dentrode sequências didáticas elaboradas pelos professores. Ao reafirmar a importânciada agência estudantil e do protagonismo docente na mediação tecnológica, estapesquisa contribui para ampliar os debates sobre a presença das plataformasdigitais na escola pública, compreendendo que é apenas através do estudo, análisecrítica e formulação de hipóteses de professores(as) e pesquisadores(as) queprojetos como esse podem atingir seu real propósito educativo.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Inglês; Educação pública; Plataforma InglêsParaná; Tecnologias na educação; Agência estudantil.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.