Logo PUCPR

ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS NO CONTEXTO DAESCOLA PÚBLICA ESTADUAL PARANAENSE: DIFICULDADESDO USO DE PLATAFORMAS PARA O APRENDIZADO DOINGLÊS

SIMERMANN, Rúbia Helena Roos ¹; BERTOTTI, Gisele Rietow ²
Curso do(a) Estudante: Letras-Português-Inglês – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Ao compreender que o uso de recursos digitais e plataformas de ensino precisaestar alinhado às práticas pedagógicas significativas e intencionais, este trabalhoinvestiga o uso da plataforma Inglês Paraná no processo de ensino-aprendizagemda Língua Inglesa nas escolas públicas do estado do Paraná, analisando suaspotencialidades e limitações à luz de autores como Borges da Silva (2019), Brown(2015), Santos (2019), Hillesheim (2021), Capellari (2020) e Telles et al. (2023), paradiscutir o papel das tecnologias, dos letramentos e da agência no ensino de línguas OBJETIVOS: A pesquisa procurou compreender como a plataforma têm sido implementada e deque forma ela contribui – ou não – para a aprendizagem da Língua Inglesa (LI). Ainvestigação foi conduzida a partir de uma abordagem qualitativa, com base naanálise de capturas de tela da plataforma disponíveis em planejamentos de aula daSEED, e em relatos de estudantes, professores e pesquisadores. U MATERIAIS E MÉTODO: Utilizou-se datécnica de análise temática (Bardin, 2011) para organizar os dados em quatrocategorias principais: integração tecnológica, práticas de linguagem significativas,agência estudantil e mediação pedagógica. RESULTADOS: a. Os resultados evidenciam que, embora aplataforma disponha de ferramentas multimodais, sua aplicação ainda é limitada porbarreiras estruturais, metas impostas sem diálogo com o corpo docente e atividadesque priorizam a repetição de conteúdos em detrimento da autoria, da reflexão críticae da construção de sentidos. Observa-se um distanciamento entre o discursoinstitucional e a realidade vivida nas escolas, com a imposição da plataforma muitasvezes esvaziando o papel do professor e desmotivando os estudantes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Nessecontexto, destaca-se a necessidade de ressignificar o uso da plataforma,compreendendo que seu potencial só será efetivamente alcançado quandointegrada de forma crítica e contextualizada, como um recurso complementar dentrode sequências didáticas elaboradas pelos professores. Ao reafirmar a importânciada agência estudantil e do protagonismo docente na mediação tecnológica, estapesquisa contribui para ampliar os debates sobre a presença das plataformasdigitais na escola pública, compreendendo que é apenas através do estudo, análisecrítica e formulação de hipóteses de professores(as) e pesquisadores(as) queprojetos como esse podem atingir seu real propósito educativo.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Inglês; Educação pública; Plataforma InglêsParaná; Tecnologias na educação; Agência estudantil.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Votação encerrada.