LEVANTAMENTO DAS FONTES HISTORIOGRÁFICAS ACERCA DA REPRESENTAÇÃO DA SOCIEDADE CURITIBANA E A POLÍTICA NAS CHARGES DE ALCEU CHICHORRO (1950-1975)
INTRODUÇÃO: A pesquisa aborda a importância das charges de Alceu Chichorro, um artista curitibano ativo entre 1920 e 1961, com foco nos períodos de 1920 a 1930 e 1940 a 1961, para compreender o cenário político e social de Curitiba durante o Estado Novo. Chichorro, como aluno do renomado Alfredo Andersen, desenvolveu um estilo único de charges que o tornou uma figura proeminente no cenário artístico e jornalístico do Paraná. O projeto visa levantar e analisar essas charges, publicadas no jornal “O Dia”, destacando sua relevância na crítica política e social da época. A metodologia da pesquisa incluiu uma revisão abrangente de literatura sobre o uso de imagens na historiografia, com base nos trabalhos de autores como José D’Assunção Barros e Meneses, que defendem a legitimidade das imagens como fontes históricas. Além disso, foi realizada uma análise detalhada das charges de Chichorro como fontes primárias, buscando identificar como elas refletiam e criticavam o contexto sociopolítico de Curitiba durante os anos mencionados. OBJETIVOS: Nesta fase do projeto, o objetivo principal é analisar a catalogação abrangente de todas as charges publicadas por Alceu Chichorro no jornal “O Dia”. Pretendo realizar uma análise detalhada que permita identificar temas e padrões relevantes nas obras, explorando as interseções entre suas charges e os contextos da história econômica e política de Curitiba. MATERIAIS E MÉTODO: Para a execução da pesquisa, realizada por dois alunos, dividimos o trabalho em várias etapas cruciais, cada uma com seu conjunto de objetivos e métodos. O ponto de partida foi uma busca minuciosa por informações sobre Alceu Chichorro, um artista fundamental para compreender o contexto político e social de Curitiba durante o Estado Novo. Iniciamos a investigação coletando dados biográficos e analisando as principais obras de Chichorro, incluindo suas charges e críticas. Para essa etapa inicial, visitamos a Casa da Memória em Curitiba, um importante repositório de documentos históricos e culturais da cidade. RESULTADOS: A partir da análise das charges de Alceu Chichorro, foi possível identificar uma série de temas recorrentes que refletem as preocupações políticas e sociais da época. Entre os principais temas abordados estão, duras críticas ao governo, Alceu Chichorro utilizou suas charges para criticar duramente as ações e políticas do governo durante o Estado Novo. Ele frequentemente representava figuras políticas de forma satírica, expondo as falhas e contradições do governo. Suas charges ofereciam uma visão crítica e mordaz do governo, desafiando a censura e utilizando o humor como ferramenta de resistência. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A presente pesquisa sobre as charges de Alceu Chichorro permitiu não apenas uma valiosa redescoberta de sua obra como artista gráfico e crítico social, mas também a consolidação de sua produção como uma fonte historiográfica legítima e essencial para a compreensão do contexto político, econômico e cultural da Curitiba do século XX, especialmente durante o regime do Estado Novo. Ao reunir, catalogar e analisar sistematicamente suas charges, foi possível traçar um panorama denso e multifacetado do papel que a arte visual desempenhou como forma de resistência e denúncia diante das adversidades impostas por um regime autoritário.
PALAVRAS-CHAVE: Charge; Alceu Chicorro; Caricaturas.
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.