Logo PUCPR

PROPOSTA DE MELHORIAS NO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA O CUMPRIMENTO DE NORMAS EXIGIDAS PELA ACREDITAÇÃO HOSPITALAR

LIMA, Thainá Kühler ¹; CUNHA, Jessica Cristie Rocha ³; SALES, Fernanda Cristina Ostrovski ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Farmácia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: O Sistema Brasileiro de Acreditação foi criado pelo Ministério da Saúde como um passo fundamental na busca por melhorias na qualidade dos serviços oferecidos pelos hospitais no Brasil. Nesse intuito, foi fundada a Organização Nacional de Acreditação (ONA), com o objetivo de incentivar tais melhorias nas instituições hospitalares e estimular o aprimoramento contínuo dentro de um processo de aprendizado. No contexto educacional, a certificação concedida pela ONA desempenha um papel fundamental ao promover um ambiente propício ao ensino e à formação de profissionais de saúde qualificados. No entanto, para que os hospitais universitários conquistem o título de certificação, é necessário que haja adesão aos protocolos, tanto pelos profissionais que lá trabalham quanto pelos estudantes que os frequentam para realizarem as suas atividades acadêmicas. Para que tal comprometimento ocorra, faz-se necessário uma comunicação eficaz acerca das exigências impostas pela instituição responsável pela implementação da acreditação, além da devida orientação dos protocolos exigidos pela mesma. Tal questão não se faz diferente no hospital universitário focalizado para este estudo, o qual possui a mais alta classificação concedida pela ONA (nível 3 – Acreditado com Excelência), e mesmo assim não deixa de se preocupar com a compreensão dos acadêmicos acerca da importância dos protocolos institucionais, a fim de que não ocorra um lapso na comunicação dos mesmos. OBJETIVOS: Identificar e analisar informações sobre o conhecimento e cumprimento das normas exigidas pelo processo de acreditação, por acadêmicos que frequentam um hospital universitário no município de Curitiba-PR. MATERIAIS E MÉTODO: Trata-se de um estudo de Análise Quantitativa, por meio da aplicação de questionário semiestruturado, utilizando a escala de Likert, para uma amostra composta por 146 acadêmicos de medicina, sendo todos maiores de 18 anos e participantes do internato. Além disso, tais estudantes frequentam ou frequentaram o referido hospital universitário para a realização de atividades acadêmicas no mesmo. RESULTADOS: Foi possível identificar, de maneira geral, que os estudantes possuem o conhecimento de que o referido hospital universitário está inserido no contexto de Acreditação. No entanto, foram observadas falhas no que diz respeito ao recebimento de informações básicas e dos objetivos e prioridades que tornam a assistência à saúde mais segura. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Percebe-se a necessidade de fomentar discussões entre discentes e docentes acerca do tema no ambiente acadêmico, além de tornar mais acessível aos estudantes tais normas exigidas pela ONA para que seja concedida a certificação. Com isso, espera-se que a segurança do paciente seja garantida com maior facilidade a partir de uma melhor orientação e capacitação dos estudantes.

PALAVRAS-CHAVE: Acreditação; Hospital Universitário; Acadêmicos de medicina; Orientação; Capacitação.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.