Logo PUCPR

DIREITO INTERNACIONAL E GLOBALIZAÇÃO: EFEITOS DA PANDEMIA DE COVID-19 E O DIREITO INTERNACIONAL ECONÔMICO

ADAMCZIK, Pietra Kalau Gonzales ¹; BAPTISTA, Ruda Ryuiti Furukita ²
Curso do(a) Estudante: Direito – Câmpus Londrina –
Curso do(a) Orientador(a): Direito – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: A globalização econômica intensificou as interações entre Estados, promovendo a especialização da produção, aumentando a interdependência global,possibilitando o crescimento dos intercâmbios internacionais, bem como a inter-relação entre os mercados e economias de diversos estados.Os reflexos da globalização, contribuem com a ampliação das interdependências entre os países. No entanto, esse fenômeno também ampliou as desigualdades entre países, empresas e indivíduos OBJETIVOS: Este trabalho possui como objetivo principal a elucidação da importância da Cooperação Internacional, no âmbito econômico, abordando os efeitos do COVID-19 no direito internacional, com auxílio da premissa do fenômeno da globalização, buscando elucidar os efeitos que podem ser gerados pela pandemia, o aumento, ou diminuição das disparidades globais. MATERIAIS E MÉTODO: O projeto utilizou as doutrinas indicadas nas referências, baseadas principalmente na obra de Antonio Celso Baeta Minhoto, denominada “Globalização e Direito: O impacto da ordem mundial global sobre o Direito. Utilizando assim, o método comparativo, entre as doutrinas, avaliando as diferentes vertentes a respeito do tema. RESULTADOS: Em primeiro momento, foi analisado como os momentos de vulnerabilidade, afetam as potencias econômicas, no tocante a Cooperação Internacional e a saúde global. Ao aprofundar a analise acerca da pandemia do COVID-19, vejamos, a declaração de calamidade pública deu início a cooperação internacional, abrindo espaço para colaboração quanto a produção cientifica, com o intuito comum. Também se verificou que, nos fóruns multilaterais, houve mobilização para discutir patentes e flexibilizar direitos de propriedade intelectual, permitindo o licenciamento compulsório em situações emergenciais. Tal debate mostra o potencial do Direito Internacional como espaço para a construção de soluções normativas que atendam ao interesse público global. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A partir da análise realizada, conclui-se que a Cooperação Internacional se revelou essencial para mitigar os efeitos imediatos da pandemia de COVID-19 noâmbito do Direito Internacional Econômico. Entretanto, os resultados demonstraram que tal cooperação tende a ser pontual e vinculada ao estado de calamidade, não gerando transformações permanentes nas estruturas que sustentam as desigualdades globais. Verificou-se que, apesar de iniciativas multilaterais terem possibilitado alguma distribuição de vacinas e transferência de tecnologias, estas foram insuficientes para modificar o quadro histórico de assimetrias entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. O Direito Internacional Econômico oferece instrumentos relevantes para estimular a solidariedade entre os Estados, mas ainda carece de mecanismos mais efetivos que assegurem o cumprimento das obrigações assumidas, sobretudo no que concerne ao apoio contínuo aos países menos favorecidos.

PALAVRAS-CHAVE: Direito Internacional Econômico; Globalização; Cooperação Internacional; COVID-19; Desigualdades Globais.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBIC.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.