NAS MARGENS DA MEMÓRIA: O MOVIMENTO SALA 17
INTRODUÇÃO: Este estudo o movimento poético Sala 17, surgido em Curitiba no final dos anos 1970, inicialmente composto por alunos da PUCPR durante as aulas do poeta Leopoldo Scherner. O grupo expandiu-se para além do meio universitário, lançando três coletâneas: Sala 17 (1978), Reis Magros (1978) e Sangra: cio (1980). Com forte adesão do público e diversidade estilística, o movimento destacou-se como uma importante manifestação cultural e de resistência em meio à repressão da ditadura militar brasileira. OBJETIVOS: Analisar criticamente o trabalho do movimento Sala 17 em suas três coletâneas, observando aspectos temáticos, estilísticos e formais e relacionando-os com o seu contexto de publicação.- Catalogar os autores que contribuíram na escrita dos livros, identificando aspectos biográficos básicos e descrevendo sua influência na cena cultural paranaense;- Comparar os textos presentes nas coletâneas a fim de observar os pontos que os unem e os afastamentos que concedem singularidade aos poetas;- Evidenciar a força criativa da produção poética marginal paranaense em relação ao cenário cultural do período; MATERIAIS E MÉTODO: O desenvolvimento desta pesquisa se deu em três momentos principais. De início, foi realizada uma extensa revisão de literatura que teve como objetivo a compreensão do contexto que cercava as obras. Foram lidas referências capazes de explicitar o cenário sócio-histórico que cercava a publicação das coletâneas e jogar luz sobre a cena artística e cultural que englobava o movimento. Na sequência, realizaram-se duas entrevistas semiestruturadas com autores que participaram das coletâneas. Com isso, foi feito o registro de suas visões sobre o movimento e informações internas, indisponíveis em qualquer outro espaço, puderam ser adicionadas a este estudo. A gravação e disponibilização das entrevistas de forma gratuita se mostram como um dos mais importantes produtos deste projeto.Por fim, a terceira etapa da pesquisa deu foco à apreciação dos três volumes publicados pelo Sala 17. Empregou-se uma leitura atenta que relacionou os textos do referencial e as descobertas das entrevistas aos poemas presentes nos livros. Ao longo desse processo, foram feitas anotações acerca do conjunto de textos de cada autor dentro das coletâneas. RESULTADOS: A pesquisa utilizou revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com autores participantes, permitindo registrar visões internas e informações inéditas. A análise das coletâneas revelou uma poesia marcada pela crítica social, experimentação formal e engajamento com temas cotidianos, políticos e existenciais. Por exemplo, a primeira coletânea destaca o rompimento com a tradição formal e a denúncia da repressão; a segunda traz uma visão crítica do Natal, evidenciando desigualdades sociais; a terceira mostra amadurecimento estético, reunindo ampla diversidade temática e enfatizando coletividade e crítica política. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Entende-se que este estudo é, apesar de suas limitações, um acréscimo relevante à pesquisa sobre literatura paranaense, dando foco inédito a uma movimentação artística de grande importância ainda pouco abordada academicamente. Assim, o trabalho representa uma adição a um debate que pode se desenvolver mais com o passar dos anos. Se isso ocorrer, esta pesquisa representará uma base interessante para a consulta em outras ocasiões. Do contrário, este texto ainda carrega consigo a importância de ser um registro básico das contribuições do movimento.
PALAVRAS-CHAVE: Sala 17; Literatura paranaense; Poesia paranaense; Literatura de resistência; Poesia contracultural.
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.