AVALIAÇÃO DA HEMOGASOMETRIA ARTERIAL E VENOSA DE CÃES ANTENDIDOS NO SERVIÇO DE CLÍNICA MÉDICA DA CLINICA VETERINÁRIA ESCOLA DA PUCPR – CÂMPUS CURITIBA
INTRODUÇÃO: A Hemogasometria é o exame de eleição para a caracterização e avaliação dos gases sanguíneos. Na Medicina Veterinária, é cada vez mais usado na tomada de decisões terapêuticas na clínica médica e cirúrgica. Com o surgimento de analisadores portáteis destaca-se a importância de realizar estudos para a elaboração de intervalos de referência confiáveis e específicos para a população, método e equipamento usados. OBJETIVOS: O objetivo deste trabalho foi analisar e comparar os resultados de exames de hemogasometria realizados no laboratório de análises clínicas da Clínica Veterinária Escola (CVE) da PUCPR com a finalidade de elaborar intervalos de referência para o aparelho portátil EPOC® Alere/Siemens. MATERIAIS E MÉTODO: Foram analisados os resultados de: Potencial hidrogeniônico (pH); Pressão parcial de dióxido de carbono (pCO₂); Íons de Bicarbonato (HCO₃⁻-) e excesso de base (BE), de 144 amostras, oriundas de cães, coletadas de punção venosa e arterial e processadas no analisador de gases. Os resultados foram obtidos de fichas clínicas do arquivo da Clínica Veterinária Escola de pacientes atendidos entre agosto de 2023 e maio de 2025. RESULTADOS: A partir dos dados de ficha clínica, os diagnósticos dos pacientes com resultados para exame hemogasométricos foram organizados em 11 grupos de doenças com a seguinte distribuição (número de casos/total de resultados): cardíacas 5/144; endócrinas e metabólicas 14/144; gastrointestinais 15/144; hematológicas 4/144; infeciosas 5/144; neoplasias 18/144; ortopédicas 3/144; renais 50/144; outras doenças 10/144; pré operatório 15/144 e pós operatório 5/144. De acordo com as avaliações de todos e resultados a distribuição dos distúrbios ácido-base apresentados nos exames foi a seguinte: sem alterações (33,33%); acidose respiratória (8,3%); acidose metabólica (45,8%); alcalose respiratória (4,9%) e alcalose metabólica (7,6%). CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que a acidose metabólica é o principal distúrbio encontrado na CVE da PUCPR e que a quantidade pequena de amostras oriundas de pacientes sem alterações clínicas, impossibilitou a elaboração de um intervalo de referência.
PALAVRAS-CHAVE: Hemogasometria; Intervalos de referência; Ácido-base; Analisador portátil.
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.