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HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO TIMOR LESTE

MARTINS, Caio Rocha Lanza ¹; GUEBERT, Mirian Celia Castellain ²
Curso do(a) Estudante: Psicologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A presente pesquisa tem como proposta, através da ação docente, a resolução de problemas através da abordagem de ensino do movimento Ciência, Tecnologia e Ambiente (CTSA), por meio do uso das ciências da natureza, sendo sustentada pela educação científica e ambiental. Este projeto, em parceria com a Universidade Nacional Timor Lorosa’e do Timor-Leste, busca por meio da cooperação internacional, questionar como se deu o processo inicial de formação de professores no Timor-Leste. O projeto de cooperação fornecido por professores e alunos brasileiros da PUCPR, com base nas ODS, fomenta desenvolvimento sustentável, combate as mudanças climáticas e seus impactos e fortalece a parceria global para um desenvolvimento sustentável. OBJETIVOS: Descrever a história da formação inicial dos professores no Timor Leste entre os anos de 1970 e 2020. MATERIAIS E MÉTODO: Materiais e Métodos. Esta é uma pesquisa será do tipo descritiva, de abordagem qualitativa, de levantamento documental com análise de conteúdo . RESULTADOS: Resultados O contexto timorense apresenta fatores socioeconômicos, culturais e logísticos, que impedem a participação efetiva de muitos alunos, que esbarram na dificuldade de acesso as escolas devido à distância, desvalorização por parte da família da importância da educação, dificuldade financeira para o efetivo pagamento das escolas privadas, altas taxas de abandono e insucesso escolar. Ademais, a formação de professores no Timor-Leste é marcada também, pela evidente falta de profissionais atuando, apenas 10% dos professores eram timorenses no período anterior a independência, causando um recrutamento abrupto de professores sem qualquer tipo de rigor, causando desafios latentes na formação de um corpo docente nacional de qualidade nos tempos atuais. As principais dificuldades no contexto de sustentabilidade timorense, país que enfrenta problemas no quesito formação básica de professores, tendo 85% de sua base docente com ensino superior incompleto e problemas com infraestrutura nas escolas do país. A cooperação internacional busca superar essas dificuldades, fornecendo aulas de português e de educação ambiental. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A formação básica de professores no Timor-Leste, é um tema complexo e marcado por desafios nas esferas políticas, sociais e econômicas. Desde o período colonial português, a ocupação Indonésia e a posterior independência em 2002, as profundas rupturas refletem diretamente na qualidade e estrutura essenciais para a formação docente.

PALAVRAS-CHAVE: Formação de professores; História 3. Timor-Leste; Educação; ODS.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC.

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