EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE NO TIMOR LESTE: O QUE E COMO PENSAM OS PROFESSORES DA EDUCAÇÂO BÁSICA?
INTRODUÇÃO: A educação ambiental é compreendida nesta pesquisa como ferramenta formativa essencial para a construção de uma consciência crítica e cidadã em contextos de vulnerabilidade socioambiental. OBJETIVOS: Com foco em Timor-Leste, país marcado por instabilidades históricas e em processo de reconstrução educacional, o objetivo geral deste estudo foi analisar como os professores da educação básica percebem e implementam a educação ambiental em suas práticas pedagógicas. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa adotou abordagem qualitativa, com base em Godoy (1995), utilizando entrevistas semiestruturadas e questionários abertos aplicados a professores do ensino médio em Díli.Trata-se de uma investigação empírica e descritiva, com análise fundamentada nos referenciais teóricos de Sauvé (2005), Loureiro e Costa (2017), Layrargues e Lima (2020) e Paulino (2022), voltados à educação ambiental crítica, interdisciplinaridade e contexto educacional timorense. Para a análise dos dados, foram consideradas as categorias: compreensão conceitual de meio ambiente, práticas pedagógicas relacionadas à sustentabilidade, interdisciplinaridade e formação docente. As respostas dos participantes foram transcritas e organizadas em eixos temáticos que revelaram percepções diversas sobre o meio ambiente, desde visões simplificadas até interpretações mais sistêmicas RESULTADOS: Os resultados apontaram que, embora os professores reconheçam a importância da temática, sua inserção ainda ocorre de forma pontual e limitada a disciplinas como Biologia e Geografia. Destacam-se obstáculos como a escassez de recursos didáticos, ausência de formação específica e falta de políticas públicas efetivas. Observou-se, ainda, uma valorização do potencial interdisciplinar da educação ambiental, embora com aplicação incipiente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que há espaço promissor para o avanço da educação ambiental em Timor-Leste, desde que sejam promovidos investimentos em formação continuada, produção de materiais pedagógicos e articulação curricular.
PALAVRAS-CHAVE: Prática Pdagógica; Educação Ambiental; Interdisciplinaridade; Formação Docente; Timor-Leste.
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