EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE NO TIMOR LESTE: CAMINHOS DA FORMAÇÂO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÂO BÁSICA
INTRODUÇÃO: Essa pesquisa, de caráter qualitativo, teve como o foco analisar as percepções dos professores a Educação Básica do Timor-Leste acerca da importância da Educação Ambiental e observar quais as principais lacunas ainda existem relacionadas ao tema. OBJETIVOS: Teve como objetivo geral, analisar as percepções dos professores da educação básica em Timor-Leste sobre a importância da educação ambiental e examinar as necessidades formativas dos professores da educação básica em Timor-Leste para o ensino da educação ambiental. MATERIAIS E MÉTODO: A coleta de dados foi efetuada por meio de entrevistas semiestruturadas entre setembro de 2024 e junho de 2025. Para a análise dos dados, foi utilizada a técnica de categorização proposta por Minayo (2018), com as categorias sendo avaliadas a partir das abordagens de educação ambiental apresentadas por Sauvé (2005). RESULTADOS: Os resultados mostram que os professores reconhecem a importância da Educação Ambiental ser algo presente no currículo, porém ainda a partir do entendimento de que temas ambientais constituem as disciplinas de Ciências Naturais. Destacam aindaa escassez de recursos e ausência de capacitação como fatores que interferem na prática da EA no meio escolar. Durante a investigação, observou-se os professores buscando de forma isolada recursos para integrar o seu currículo, entretanto, essas buscas acabam por carecerem de referenciais teórico sólido. A interdisciplinaridade e a adoção de métodos participativos foram apresentadas como possíveis soluções para superar essas dificuldades. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A partir de todos os pontos analisados, consta que, para uma melhoria significativa no ensino da EA no Timor-Leste requer melhoras na infraestrutura e investimento na formação de docentes capacitados nesta área. Ao aprimorar a área educacional conduzindo a formação do pensamento crítico, se constrói cidadãos mais conscientes e engajados com a sustentabilidade.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental; Formação Continuada; Educação Básica; Timor-Leste; Interdisciplinaridade.
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