POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE QUALIDADE DE VIDA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DO PARANÁ (2012-2022): O QUE CONSTA DOS ARQUIVOS DA APP-SINDICATO
INTRODUÇÃO: Entender sobre as políticas públicas e seus reflexos na QV e QVT dos professores é de extrema importância, pois esses profissionais se deparam com diversos desafios durante sua trajetória, como estresse e adversidade, o que afeta diretamente em seu trabalho e vida pessoal. OBJETIVOS: I- Conceituar políticas públicas educacionais, qualidade de vida (QV) e qualidade de vida no trabalho (QVT) do professor. II- Investigar o que os documentos disponíveis na APP-Sindicato (Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Paraná) informam sobre qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho dos professores da educação básica do estado do Paraná, no período pesquisado. III- Estabelecer categorias, a partir dos documentos analisados, sobre o tema pesquisado. MATERIAIS E MÉTODO: Para a realização do trabalho primeiramente foi feita a leitura do e-book “Qualidade de vida e saúde de profissionais da educação” para compreender a temática do projeto. Em seguida, foi realizado o estado do conhecimento no Portal de Periódicos da CAPES, a fim de encontrar conceitos sobre “Políticas Públicas Educacionais”. Apesar da ampla quantidade de publicações encontradas, poucos estudos atenderam aos critérios da pesquisa, sendo considerados ao todo sete trabalhos. Após a seleção dos textos, foram organizados quadros com os descritores citados. Logo em seguida, foi realizada a pesquisa documental. A pesquisa foi feita com base na análise das edições da revista da APP-Sindicato, no período de 2018 a 2022, considerando apenas as publicações diretamente relacionadas ao tema investigado. Embora as edições não sejam paginadas, foram identificadas cerca de 49 a 52 publicações por ano. Em termos gerais, observou-se uma predominância de temas como data-base, salários, condições de trabalho, mobilizações da categoria e impactos da pandemia na vida docente RESULTADOS: A partir dos dados coletados foi possível perceber que as políticas públicas educacionais devem estar alinhadas com a formação dos professores, para que as práticas pedagógicas sejam mais inclusivas. Já para Qualidade de Vida (QV), descobrimos que ela se refere ao bem-estar físico, psicológico e social de um indivíduo, sendo influenciada tanto por fatores internos (pessoais) quanto externos (ambientais e sociais). E para Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), descobrimos que ela foca no bem-estar dentro do ambiente laboral. Fatores como carga horária, condições de trabalho, saúde e segurança impactam diretamente na QVT. A análise da pesquisa documental aponta que a pandemia de COVID-19 intensificou a precarização do trabalho docente no Paraná, evidenciando a desvalorização salarial, a sobrecarga laboral e o adoecimento físico e mental da categoria. A falta de políticas públicas eficazes e medidas governamentais inadequadas durante a gestão de Ratinho Jr. agravaram esse cenário. Tais fatores reforçam a necessidade de valorização profissional como base para uma educação pública de qualidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esses resultados demonstram que as políticas públicas educacionais no Paraná, entre 2012 e 2022, nem sempre garantiram condições favoráveis à qualidade de vida e ao exercício profissional dos docentes. A análise evidenciou a urgência de ações governamentais que valorizem o trabalho docente e promovam ambientes escolares mais saudáveis, equitativos e dignos, refletindo diretamente na melhoria da educação pública.
PALAVRAS-CHAVE: Políticas públicas educacionais; Qualidade de vida; Qualidade de vida no trabalho; Professores.
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