FILOSOFIA PARA CRIANÇAS E BUSCA DA VERDADE
INTRODUÇÃO: A presente pesquisa enfocou a filosofia para crianças desenvolvida por Matthew Lipman e Ann Margaret Sharp. Depois de uma pesquisa teórica, na etapa final o estudante pesquisador e o orientador visitaram o Colégio Costa Viana de São José dos Pinhais para realizar uma aplicação prática da Filosofia para Crianças (FPC). OBJETIVOS: O objetivo principal da pesquisa era esclarecer tanto do ponto de vista teórico como daquele prático as dinâmicas dialógicas que ocorrem em uma sessão de FPC. O objetivo específico foi o de entender o possível impacto da FPC nas crianças, assim como observar como elas pensariam, agiriam e discutiriam em relação a aplicação da filosofia. MATERIAIS E MÉTODO: A metodologia utilizada baseou-se em obras publicadas de Lipman e Sharp, assim como de comentadores. Utilizou-se também das novelas filosóficas escritas pelos próprios fundadores da FPC para estimular o diálogo comunitário. RESULTADOS: Especialmente a atividade prática evidenciou que as crianças conseguiram lidar com os desafios filosóficos propostos pelo texto estimulo, assim como responder as perguntas levantadas. Conseguiu-se, portanto, observar o que Lipman e Sharp chamam de “Comunidade de Investigação filosófica”, no sentido de uma atividade dialógica guiada por um facilitador. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ainda que apenas de maneira introdutória, concluiu-se que a prática da filosofia fornece uma contribuição educacional relevante, no sentido que envolve as crianças em uma atividade significativa e divertida, a qual ajuda a mobilizar o pensamento e a aprofundar o questionamento acerca de vários tipos de assuntos existenciais, éticos, políticos, culturais etc. Tudo isso possibilita o aprimoramento da capacidade reflexiva das crianças e a formação delas enquanto futuros cidadãos e cidadãs.
PALAVRAS-CHAVE: Lipman; Sharp; Filosofia para crianças; Democracia; Diálogo.
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