ABORDAGEM ANDRAGÓGICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE): UM ESTUDO DE CASO
INTRODUÇÃO: Ensinar PLE (português como língua estrangeira) pode ser gratificante e desafiador. Aprender uma nova língua é uma aprendizagem linguística e emocional e, como tal, é importante entender o perfil do aluno antes de começar a ensinar português para estrangeiros. OBJETIVOS: Com base na concepção de currículo internacional e na concepção interacionista de linguagem, esta pesquisa de iniciação científica aborda a importância do ensino de PLE ser adequado ao grupo adulto de estudantes. O objetivo geral foi contribuir com o ensino de PLE, a partir da pesquisa, mapeamento e análise de dados da sala de aula de língua portuguesa para estrangeiros adultos. MATERIAIS E MÉTODO: Foi realizada a leitura de diversos artigos que fundamentaram teoricamente a pesquisa. Baseamo-nos em artigos de autores(as) como Mendes (2011), Diniz (2011), Costa (2020) e Franco (2019), para compreender a perspectiva dos outros sobre nossa cultura, auxiliando-nos a apreciar a diversidade cultural, e confirmando que diferentes pontos de vista podem ampliar nossa percepção do mundo. A técnica do questionário foi usada para coleta de dados tanto de estudantes de PLE quanto de professores, usando a pesquisa qualitativa, que é frequentemente o ponto de partida para explorar novos problemas e oportunidades, auxiliando na realização de uma investigação mais detalhada posteriormente. RESULTADOS: A partir da coleta e análise dos dados foi possível mapear o perfil dos estudantes e identificar os maiores desafios enfrentados por eles durante o processo de aprendizagem da língua portuguesa. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que a articulação das abordagens andragógica e intercultural, junto à concepção de língua-cultura, adotadas pelos docentes no Programa Lampedusa, contribuem para tornar os aprendizes migrantes adultos aptos a fazer o uso prático social e/ou profissional da língua portuguesa.
PALAVRAS-CHAVE: Português como Língua Estrangeira; Ensino e aprendizagem de línguas; Abordagem andragógica; Perspectiva intercultural.
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.