Logo PUCPR

ABORDAGEM ANDRAGÓGICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE): UM ESTUDO DE CASO

SANTANA, Vinicius Alves ¹; MIYAKI, Cristina Yukie ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual Presidente Abraham Lincoln
Supervisor(a): Vanessa Maria Poteriko da Silva
Curso do(a) Orientador(a): Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Ensinar PLE (português como língua estrangeira) pode ser gratificante e desafiador. Aprender uma nova língua é uma aprendizagem linguística e emocional e, como tal, é importante entender o perfil do aluno antes de começar a ensinar português para estrangeiros. OBJETIVOS: Com base na concepção de currículo internacional e na concepção interacionista de linguagem, esta pesquisa de iniciação científica aborda a importância do ensino de PLE ser adequado ao grupo adulto de estudantes. O objetivo geral foi contribuir com o ensino de PLE, a partir da pesquisa, mapeamento e análise de dados da sala de aula de língua portuguesa para estrangeiros adultos. MATERIAIS E MÉTODO: Foi realizada a leitura de diversos artigos que fundamentaram teoricamente a pesquisa. Baseamo-nos em artigos de autores(as) como Mendes (2011), Diniz (2011), Costa (2020) e Franco (2019), para compreender a perspectiva dos outros sobre nossa cultura, auxiliando-nos a apreciar a diversidade cultural, e confirmando que diferentes pontos de vista podem ampliar nossa percepção do mundo. A técnica do questionário foi usada para coleta de dados tanto de estudantes de PLE quanto de professores, usando a pesquisa qualitativa, que é frequentemente o ponto de partida para explorar novos problemas e oportunidades, auxiliando na realização de uma investigação mais detalhada posteriormente. RESULTADOS: A partir da coleta e análise dos dados foi possível mapear o perfil dos estudantes e identificar os maiores desafios enfrentados por eles durante o processo de aprendizagem da língua portuguesa. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que a articulação das abordagens andragógica e intercultural, junto à concepção de língua-cultura, adotadas pelos docentes no Programa Lampedusa, contribuem para tornar os aprendizes migrantes adultos aptos a fazer o uso prático social e/ou profissional da língua portuguesa.

PALAVRAS-CHAVE: Português como Língua Estrangeira; Ensino e aprendizagem de línguas; Abordagem andragógica; Perspectiva intercultural.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.