Logo PUCPR

O TRABALHO DE GRUPO NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

SILVA, Alice Vitoria Spuldaro da ¹; PORTILHO, Evelise Maria Labatut ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual Tarsila do Amaral Francisco Munoz Madrid
Supervisor(a): Joelma Aparecida Barros Grazzioli
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Este relatório de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) Junior faz parte da linha de pesquisa Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Na formação universitária é importante o contato pessoal entre os estudantes, pois desenvolve habilidades de colaboração, escuta e responsabilidade compartilhada. OBJETIVOS: Sendo assim, o objetivo deste estudo foi pesquisar o trabalho grupal na formação de estudantes universitários do Brasil e de Portugal. MATERIAIS E MÉTODO: O método utilizado para essa pesquisa foi o método qualitativo, desenvolvido num programa de metaformação “Experiência Intercultural com estudantes universitários.” Participaram da formação 16 estudantes universitários do Brasil (Pedagogia) e Portugal (Licenciatura em Educação). Foram desenvolvidos 7 encontros online na plataforma Zoom. Os instrumentos utilizados foram as respostas da tarefa do 3º encontro do programa de metaformação, a tarefa do 5º encontro e a transcrição do vídeo do 3° encontro denominado – O trabalho em grupo na formação do universitário. RESULTADOS: Os resultados revelaram que o trabalho em grupo é desenvolvido desde a infância, a educação primária, e já começam a desenvolver as competências sociais necessárias para a comunicação e colaboração com os colegas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Pode-se concluir que para este grupo de estudantes, o trabalho em grupo, por estarem online, foi difícil uma vez que este cenário apresenta intercorrências como problemas de conexão, áudio, vídeo. Mas é importante para aqueles que querem aprender em conjunto, compartilhar suas ideias e aprender sobre coisas novas as quais nunca tinha pensado.

PALAVRAS-CHAVE: Trabalho em grupo; Estudantes universitários; Metaformação.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC Jr.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.