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UMA FEIRA EM CADA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE FEIRAS ESCOLARES

ARAÚJO, Raika Giovana ¹; PEREIRA, Fabio Inacio ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual João Sampaio
Supervisor(a): Giulio Wilgner Ferreira
Curso do(a) Orientador(a): Teologia – Câmpus Londrina

INTRODUÇÃO: Esta pesquisa teve como objetivo compreender o papel das Feiras de Ciências no contexto escolar, analisando os diversos benefícios que esses eventos oferecem não apenas aos estudantes, mas também aos professores e à comunidade educativa. OBJETIVOS: A partir de uma abordagem teórica, fundamentada em autores da área da educação científica, buscou-se evidenciar como as Feiras de Ciências contribuem para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como a criatividade, o raciocínio lógico, o pensamento crítico e a capacidade de investigação. Esses eventos configuram-se como espaços privilegiados para a construção do conhecimento, promovendo a socialização de experiências, o protagonismo estudantil e o incentivo à iniciação científica desde os primeiros anos da educação básica. MATERIAIS E MÉTODO: Durante o desenvolvimento do projeto, foram sistematizadas orientações sobre como planejar e executar uma Feira de Ciências, desde a definição dos objetivos até os cuidados logísticos e pedagógicos necessários para o sucesso do evento. RESULTADOS: Destacou-se a importância da mediação docente ao longo de todo o processo, assegurando que os estudantes sejam devidamente orientados na condução de suas pesquisas. Também se discutiu a relevância do reconhecimento simbólico ou formal dos trabalhos apresentados, como forma de manter os estudantes motivados e valorizados. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Em conclusão, as feiras de ciências se mostram como experiências enriquecedoras que vão além do ambiente escolar, despertando nos estudantes o interesse pela investigação científica, estimulando o pensamento crítico e lógico, e valorizando sua criatividade. Ao permitir que expressem suas ideias e desenvolvam projetos próprios, essas atividades contribuem significativamente para a formação intelectual e para a definição de futuros caminhos profissionais, tornando-se, assim, um instrumento valioso no processo educativo.

PALAVRAS-CHAVE: Feira de ciências; Educação cientifica; Planejamento de feiras; Ciência e educação; Desenvolvimento de feiras.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Jr.

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