ACOMPANHAMENTO DA AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA SUBJETIVA DO BANHO FRIO COMO PROPOSTA TERAPÊUTICA PARA MELHORA DO CONTROLE DOS SINTOMAS EM PARTICIPANTES COM RINITE NÃO-ALÉRGICA
INTRODUÇÃO: A Rinite é uma doença em que pode ou não ser mediada pela Imunoglobulina E, dependendo se for Rinite Alérgica ou Não Alérgica. A rinite pode ser causada por alérgenos, infecções virais, irritantes ambientais ou até mesmo alimentos. Seus sintomas podem ser a congestão nasal, rinorréia, gotejamento pós-nasal e espirros, e de forma menos ocorrente, a diminuição olfatória. A imersão em água fria em forma de banho frio pode surgir como uma forma de tratamento para esses sintomas. OBJETIVOS: Avaliar a eficácia da imersão em água fria em forma de banho frio nos sintomas da rinite através de escala visual analógica (EVA) e Nasal Obstruction Symptom Evaluation (NOSE). MATERIAIS E MÉTODO: O estudo foi realizado com 2 grupos, cada um contendo 30 participantes do critério de inclusão, que foram alocados de forma aleatória. O avaliador não saberá a qual grupo o participante pertence. Os pacientes que foram alocados para seu respectivo agrupamento terão de fazer o método referente ao tratamento indicado, sendo os tratamentos: banho frio 1 minuto por dia e budesonida ou só budesonida. Os participantes foram reavaliados após um período de 30 dias, por meio do teste olfatório NOSE, EVA para averiguar se houve ou não melhora do quadro. A triagem terá a duração de 30 dias. RESULTADOS: Os grupos tiveram resultados semelhantes em ambos os testes, sem diferença significativa. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A proposta de intervenção do banho frio não teve, de acordo com os testes e avaliações, um resultado estatisticamente relevante porém ainda houve melhora no grupo que usou a intervenção do banho frio e budesonida e o grupo que usou apenas budesonida.
PALAVRAS-CHAVE: Rinite; Sintomas; Olfato.
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.