TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM DE INGLÊS NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE
INTRODUÇÃO: O artigo intitulado tecnologias de aprendizagem de inglês no contexto daescola pública paranaense aborda a consolidação crescente das plataformaseducacionais e o importante papel que elas levam na educação, evidenciando todosos seus benefícios, mas também mostrando alguns desafios a serem enfrentadospara que seja possível alcançar um bom aproveitamento das plataformas digitais. Oartigo foca principalmente na plataforma Inglês paraná, iniciativa do GovernoParanaense que tem por objetivo promover o aprendizado de inglês por meio derecursos interativos, exercícios, vídeos e testes de nivelamento, oferecendo acessogratuito para alunos da rede pública paranaense. As plataformas digitais receberammaior reconhecimento após a pandemia COVID-19, que impulsionou o ensino remotoe as tecnologias digitais voltadas para educação, apesar do retorno as aulaspresenciais as plataformas permaneceram e continuam sendo utilizadas como recursode aprofundamento dos conteúdos abordados em salda de aula. O estudo tambémevidencia os desafios enfrentados com a implantação dessa tecnologia, como a faltade acesso para alguns alunos que não possuem dispositivos de internet, além danecessidade de engajamento por parte dos alunos para utilização efetiva daferramenta. A formação docente para integrar a tecnologia ao planejamentopedagógico também é de suma importância, já que somente assim é possível garantirum uso adequado e motivador OBJETIVOS: O artigo tem por objetivo investigar aplataforma Inglês Paraná e as suas contribuições para o desenvolvimento da línguaInglesa entre os estudantes das escolas públicas, identificando os recursos que aplataforma oferece e discutir suas potencialidades e limitações. MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa adota uma abordagem qualitativa para identificação, organização e análisede produções acadêmicas já produzidas sobre o uso de tecnologias, plataformasdigitais e ensino da língua inglesa, que basearam a fundamentação teórica dotrabalho. Para a análise da plataforma Inglês Paraná, o estudo considerou recursosdidáticos, metodológicos e tecnológicos a serem analisados por meio do acesso àplataforma do aluno, e então descrevendo os resultados encontrados. RESULTADOS: Aanálise da plataforma, analisando os recursos anteriormente citados, garantiu que aplataforma mostra uma boa funcionalidade e fácil manuseamento, as atividadespropostas pela plataforma são realmente úteis e funcionais, que garantem um bomaproveitamento da plataforma, entretanto é importante que o aluno esteja engajado,caso contrário, não terá um aproveitamento condizente com o que a plataformapropõe. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Contudo, é possível concluir que as tecnologias educacionais,especialmente a Plataforma Inglês Paraná tem um grande potencial para tornar oensino mais dinâmico e acessível, desde que esteja acompanhada de políticas deinclusão e estratégias que assegurem o engajamento dos alunos.
PALAVRAS-CHAVE: Língua Inglesa; Tecnologias; Plataformas Digitais; InglêsParaná; Ensino.
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.