Logo PUCPR

A FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DO PERFIL DOS PROFESSORES

CASTRO, Eduarda Rios de ¹; MORAES, Karina Aires Reinlein Fernandes Couto de ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual da Polícia Militar (Cel PM Felippe de Sousa Miranda)
Supervisor(a): Daniella Inglês Bueno
Curso do(a) Orientador(a): Letras – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: Esta pesquisa tem a formação docente no ensino superior, especialmente os da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), como objeto da análise. A investigação foi baseada na constatação da falta de continuidade, por parte dos professores, em suas formações pedagógicas. A problemática está no fato de que apesar dos docentes universitários possuírem vasto conhecimento a respeito dos temas os quais lecionam, há pouco investimento no conhecimento pedagógico, dificultando o ensino a partir do paradigma da complexidade, proposto por Edgar Morin e muito adequado para o estudo. OBJETIVOS: Traçar um panorama baseado na proposta desse paradigma – que propõe uma visão integradora e não linear da realidade, reconhecendo a incerteza, a interdependência e a emergência como partes fundamentais do ensino, por meio de um mapeamento e análise do currículo dos professores pertencentes ao corpo docente da PUCPR, a fim de melhor compreender como estes atuam na formação dos profissionais formados na PUCPR. MATERIAIS E MÉTODO: foi feito um embasamento teórico acerca do paradigma e sua relação com ensino superior, um mapeamento dos Currículos Lattes dos professores da PUCPR, uma categorização dos cursos em pedagógicos ou específicos e, por fim, uma análise dos dados. RESULTADOS: Os resultados mostraram que a diferença entre formações pedagógicas e específicas varia de acordo com área analisada, levando a um perfil individual dos professores e suas respectivas áreas. Na maioria dos casos, há discrepância entre o empenho em formações pedagógicas e formações específicas; o que evidencia a necessidade de iniciativas institucionais mais consistentes e permanentes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os propósitos do estudo foram integralmente atingidos, favorecendo a reflexão acerca da formação docente no ensino superior atual.

PALAVRAS-CHAVE: Docência; Formação docente; Ensino Superior; Paradigma da Complexidade.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC Jr.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.