Logo PUCPR

ODONTOMETRIA EM IMAGENS DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO PARA ESTIMATIVA DO SEXO: ANÁLISE EM DENTES PRÉ-MOLARES

COLETI, Estephany Gabrieli Purcotes ¹; CAMPOS, Giulia Oliveira ³; COUTO, Douglas Augusto Fernandes ³; COUTO, Douglas Augusto Fernandes ³; TOMAZI, Daniela ³; TOMAZI, Daniela ³; JUNIOR, Sergio Cardoso ³; CARDOSO JUNIOR, Sergio ³; PESSALI, Mariana Trento ³; PESSALI, Mariana Trento ³; IGNÁCIO, Sergio Aparecido ³; IGNÁCIO, Sergio Aparecido ³; SOUZA, Paulo Henrique Couto ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Estadual Presidente Abraham Lincoln
Supervisor(a): Daniele Tomazi
Curso do(a) Orientador(a): Odontologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A identificação de pessoas após a morte é um dos principais desafios das ciências forenses, especialmente em casos mais complexos, como corpos carbonizados ou em estado avançado de decomposição. Nessas situações, a Odontologia Forense tem papel fundamental, pois os dentes costumam se preservar por mais tempo e podem fornecer informações importantes, como o sexo da vítima. OBJETIVOS: Este trabalho objetivou aplicar métodos quantitativos da Odontologia e da Antropologia Forense na análise de medidas da câmara pulpar de dentes pré-molares superiores (PMS), de ambos os lados, por meio de imagens obtidas com tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC), analisadas no plano mediano do longo eixo dentário, na maior distância vestíbulo-lingual (VL) da câmara pulpar, logo acima de junção cemento esmalte (JCE). MATERIAIS E MÉTODO: A pesquisa foi realizada com 40 exames tomográficos selecionados de um banco de dados da a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e de uma clínica de radiologia particular da cidade de Curitiba, sendo 20 de indivíduos do sexo masculino (média: 28,8 anos ± 9,92) e 20 do sexo feminino (média: 30,7 anos ± 12,93). As imagens foram analisadas usando o software OnDemand 3D (Cybermed, Korea), que permite medir com precisão as estruturas dentárias utilizando-se a ferramenta “linear measurement”. Para fins de padronização, foram consideradas medidas de pelo menos um pré-molar de cada lado da arcada superior, e nos casos com dois dentes no mesmo lado, foi realizada a média das medidas destes dentes. As análises foram realizadas em ambiente com iluminação escurecida, e cada medição foi repetida três vezes para maior reprodutibilidade. RESULTADOS: Os resultados analisados por meio do teste U de Mann Whitney não mostraram diferenças estatística significativas das medidas lineares vestíbulo-lingual da câmara pulpar de PMS, entre homens e mulheres (p>0.05). CONSIDERAÇÕES FINAIS: A medição dos dentes pré-molares superiores em imagens de TCFC não se mostrou eficaz para estimativa de sexo. Apesar disso, a pesquisa contribui para o melhor direcionamento de estudos futuros analisando outro grupo de dentes ou métodos mais promissores.

PALAVRAS-CHAVE: Odontologia forense; Tomografia computadorizada de feixe cônico; Câmara pulpar; Estimativa de sexo; Pré-molares superiores.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBIC Jr.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.