Logo PUCPR

INVESTIGAÇÃO DE EFEITOS OFF-TARGET DE AMPLICONS DE SHORT HAIRPIN RNA (SHRNA) E SMALL INTERFERENCE RNA (SIRNA) EM EXPERIMENTOS BASEADOS EM TERAPIA GÊNICA QUE UTILIZAM A TÉCNICA DE RNA DE INTERFERÊNCIA (RNAI)

ROCHA, Sonia Mara da Silva ¹; SANTOS, Emerson Luis dos ³; MIRANDA, Helen Cristina ³; MIRANDA, Helen Cristina ³; GOMES, Beatriz Parreira ³; GOMES, Beatriz Parreira ³; ZANELATTO, Laura ³; ZANELATTO, Laura ³; HERAI, Roberto Hirochi ²
Curso do(a) Estudante: Biotecnologia – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

INTRODUÇÃO: A interferência por RNA (RNAi) é uma estratégia de silenciamento pós-transcricional baseada em siRNA/shRNA, mas sua aplicação enfrenta limitações por efeitos off-target mediados, entre outros fatores, pela região seed, conteúdo GC, formação de estruturas secundárias e imunostimulação (p.ex., motivos UGU/UGUGU/GUCCUUCAA). Este projeto combina revisão sistemática de regras de design com validação experimental para reduzir off-targets e aumentar a eficiência do knockdown em células cerebrais para estudos de genótipo-fenótipo celular. OBJETIVOS: Desenvolver e validar experimentalmente um algoritmo para design/validação de siRNA/shRNA com controle de efeitos off-target. MATERIAIS E MÉTODO: (i) Consolidação de regras clássicas de design (Ui-Tei, Reynolds, Amarzguioui e afins) e implementação em Python de filtros para preferência 5’/3’, janela ótima de GC, exclusão de palíndromos/motivos imunogênicos e mapeamento de off-targets por similaridade.(ii) Seleção de sondas comerciais para ATF4 e VAPB com documentação de Tm, GC e predição de estrutura.(iii) Diferenciação de iPSC em células progenitoras neurais (NPCs) e padronização de indução de ATF4 com tunicamicina (1–10 µg/mL; ~8 h).(iv) Otimização de transfecção comparando Lipofectamine 2000 vs 3000, variando proporções siRNA:reagente; avaliação de knockdown por qPCR (GAPDH/ATF4) e citotoxicidade. RESULTADOS: Os dados preliminares desta pesquisa indicam resultados promissores. Para validação do algoritmo desenvolvido, foram priorizados quatro genes candidatos (ATF4, ATF4, VAPB, VAPB), com documentação físico-química e de efeitos off-targets previamente mapeados, incluindo dados das sequências e parâmetros bioquímicos (p.ex., Tm/GC), os quais foram consolidados para uso experimental. Para a validação experimental, foram utilizadas células de NPCs (neural progenitor cells) derivadas de linhagens celulares H9 e S5, as quais foram cultivadas e preparadas para os ensaios de silenciamento de mRNA. Na etapa de otimização da transfecção celular, foi utilizada Lipofectamine (3000), a qual mostrou baixa eficiência de knockdown de GAPDH e maior toxicidade, inviabilizando seu uso no sistema. Em contraste, Lipofectamine (2000) apresentou silenciamento robusto e específico, com condição ótima em 2,0 μL + 40 pmol de siRNA. Complementarmente, o siRNA scrambled não alterou a expressão de GAPDH, corroborando baixa inespecificidade e baixa toxicidade do protocolo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O pipeline regras computacionais e os resultados preliminares de validação experimental em NPCs mostrou-se viável e já definiu uma condição de transfecção reprodutível (Lipo2000 2,0 μL/40 pmol). As próximas etapas incluem testar o knockdowns dos genes candidatos da pesquisa, além de realizar RNA-seq para mapear alvos e também potenciais efeitos off-targets dos genes de interesse da pesquisa, e também consolidar a acurácia do software para detecção e controle de off-targets.

PALAVRAS-CHAVE: Algoritmo; Efeitos off-target; Silenciamento gênico; Lipofectamine 2000; Expressão de proteínas.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador
Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBIC Master.

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.