LEVANTAMENTO E ANÁLISE PARA OTIMIZAÇÃO DOS IDEATHONS COMO INSTRUMENTOS DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EM CONTEXTOS UNIVERSITÁRIOS
Introdução: Diante dos desafios impostos por transformações tecnológicas, instituições de ensino superior vêm buscando metodologias inovadoras para fomentar o empreendedorismo entre seus estudantes. Nesse contexto, ideathons e hackathons emergem como ferramentas promissoras para a promoção da educação empreendedora, ao proporcionarem ambientes intensivos de colaboração, cocriação, aprendizagem prática e inovação aberta. Eles são eventos colaborativos, de curta duração e com tempo limitado, que reúnem participantes de diferentes áreas para resolver desafios complexos por meio da geração intensiva de ideias ou do desenvolvimento de protótipos. Enquanto os hackathons tradicionalmente têm foco técnico, especialmente em programação e desenvolvimento de soluções digitais, os ideathons enfatizam a fase criativa da ideação e são amplamente utilizados em contextos educacionais, empresariais e sociais. Objetivos: Este estudo teve como objetivo analisar e otimizar a utilização desses eventos no contexto universitário brasileiro, com base em referenciais teóricos como a Hélice Tripla, a teoria da inovação, a teoria da inovação aberta e os fundamentos da formação empreendedora. Materiais e método: A partir da análise de 16 eventos, identificou-se que os ideathons e hackathons favorecem o desenvolvimento de competências transversais, como criatividade, comunicação, colaboração e resolução de problemas complexos, soft skills, e promovem conexões entre universidades, empresas e, em alguns casos, o setor público. Resultados: Contudo, foram observados obstáculos relevantes, como falta de mentoria qualificada, limitações de tempo e dificuldade na formação de equipes. Os dados indicam que a qualificação dos mentores e a presença de palestrantes com experiência prática contribuem significativamente para a aplicabilidade das soluções propostas. Ainda que nem todos os eventos contemplem os três atores da Hélice Tripla, sua interação, quando presente, fortalece os ecossistemas de inovação universitários. Considerações finais: Conclui-se que, com aprimoramentos, as práticas dos ideathons e hackathons podem se consolidar como potentes catalisadores da cultura empreendedora e de inovação no ensino superior brasileiro.
Palavras-chave: Ideathons; Hackathons; Educação Empreendedora; Inovação; Hélice Tripla.
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