Logo PUCPR

ACOMPANHAMENTO DE IDEATHONS EM CONTEXTOS UNIVERSITÁRIOS

CAETANO, Letícia Cristine ¹; GESSNER, Robert Nelson Granada ³; KAI, Dalton Alexandre ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Sesi da Indústria Centro
Supervisor(a): Robert Nelson Granada Gessner Jr
Curso do(a) Orientador(a): Desenho – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

Introdução: Os ideathons e hackathons são eventos colaborativos e de curta duração que têm se consolidado como estratégias inovadoras no ensino superior. Esteseventos promovem o desenvolvimento de soluções criativas para desafios reais por meio da cooperação entre participantes de diferentes áreas do conhecimento. No contexto da educação empreendedora, essas práticas têm despertado interesse por sua capacidade de integrar teoria e prática, estimular a inovação e conectar universidades, empresas e sociedade. Objetivos: Este estudo teve como objetivo investigar como os ideathons e hackathons funcionam como instrumento de promoção da educação empreendedora e da inovação no ambiente universitário, buscou-se analisar os temas abordados, perfis dos participantes, formas de divulgação, modelos organizacionais adotados, atividades realizadas e estratégias avaliativas, além da produção de relatórios descritivos sobre cada evento observado. Materiais e método: A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, com participação ativa em 16 ideathons e hackathons realizados entre 2024 e 2025.A coleta de dados foi realizada por meio de observação direta e registro sistemático das práticas e interações ocorridas nos eventos, sendo posteriormente organizados em planilhas e analisados comparativamente. Resultados: Os ideathons e hackathons são maratonas coletivas de criatividade que, com ou sem o uso de tecnologias, favorecem a cooperação entre pessoas com diferentes perfis, possibilitando o surgimento de ideias que se transformam em soluções inovadoras para os desafios propostos ao longo do processo, caracterizando a inovação. Verificou-se também o envolvimento de diversas organizações, demonstrando forte articulação com o mercado e o setor público. Considerações finais: Os resultados evidenciam que os ideathons e hackathons são uma ferramenta para fomentar a interação, o pensamento coletivo, a cocriação e a aprendizagem baseada na experiência, consolidando-se como práticas relevantes no contexto da inovação e da inovação aberta. Como pesquisadora de iniciação científica, participei da coleta de dados nos eventos conforme o protocolo estabelecido e essa vivência permitiu uma compreensão mais profunda do processo de pesquisa, das práticas dos ideathons e hackathons e suas contribuições relevantes para o a educação empreendedora e inovação.

Palavras-chave: Ideathon; Hackathon; Inovação; Colaboração; Aprendizagem.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBITI Jr.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.