AVALIAÇÃO DO SANGRAMENTO DA ARTROPLASTIA TOTAL DE JOELHO UTILIZANDO A ASSISTÊNCIA ROBÓTICA COM E SEM O USO DO TORNIQUETE
Introdução: A artroplastia total de joelho (ATJ) assistida por robô tem demonstrado maior precisão nos cortes ósseos, menor agressão a partes moles e potencial benefício na dor e perda sanguínea pós-operatória. Contudo, o uso do torniquete nessa técnica permanece controverso, sendo escassos os estudos comparativos. Objetivos: Comparar o sangramento e tempo cirúrgico em pacientes submetidos a Artroplastia Total de Joelho (ATJ) com assistência robótica com e sem a utilização do torniquete. Materiais e método: Estudo retrospectivo com análise de prontuários. Os pacientes foram divididos em dois grupos: um grupo no qual a ATJ com assistência robótica foi realizada com a utilização de torniquete e outro sem. Foram comparados os valores das quedas da hemoglobina e hematócrito com 24 horas após a cirurgia, o volume de sangramento, número de transfusões e o tempo cirúrgico. Resultados: Foram incluídos 108 pacientes. O grupo com uso do torniquete totalizou 59 pacientes e o grupo sem torniquete 49 pacientes. Não houve diferença entre as médias dos valores da hemoglobina e hematócrito entre os grupos, no pré-operatório (p 0,287 e p 0,508) e com 24h (p 0,252 e p 0,563) após a cirurgia. Também não houve diferença entre o volume de sangramento em cada um dos grupos (p 0,265). O tempo cirúrgico não foi diferente entre os grupos (p 0,179). Não houve necessidade de transfusões em nenhum paciente. Considerações finais: As cirurgias de ATJ com assistência robótica realizadas com e sem o uso de torniquete não apresentaram diferença significativa na queda do valor dos níveis de Hb e Ht em 24 horas após a cirurgia, volume de sangramento estimado, transfusões e tempo cirúrgico.
Palavras-chave: Procedimentos cirúrgicos robóticos; Artroplastia; Hemorragia; Joelho; Torniquete.
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.