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JOGANDO E APRENDENDO SOBRE INDÚSTRIA 4.0 ATRAVÉS DE BOARDGAME 4.0

MALTA, Vinícius de Souza ¹; CAETANO, Sandro Roberto ³; ROCHA, Leonardo Ferreira ³; ROCHA, Leonardo Ferreira ³; BENITEZ, Guilherme Brittes ²
Colégio do(a) estudante: Colégio Sesi da Indústria Centro
Supervisor(a): Robert Nelson Granada Gessner Jr
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia de Produção – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

Introdução: Na contemporaneidade, a quarta revolução industrial é um processo de inovação que vem sendo introduzido e requisitado cada vez mais, principalmente na indústria. Com isso, vem a necessidade de se atualizar e renovar as tecnologias e os meios de produção já atrasados, em qualquer nação. Entretanto, em países em desenvolvimento, o custo de implementar e introduzir essa inovação é o principal desafio que impede o paradigma de se desdobrar justamente por falta de estrutura para receber e repassar novas informações e tecnologias. Para isso, a educação dos processos da I4.0 é substancial, requerendo uma solução que resolva de forma a facilitar sua compreensão ao mesmo tempo que se faz eficaz para aprender seus conceitos e seu contexto básico. Objetivos: Em visão de tal, o projeto tem como objetivo utilizar o Boardgame 4.0 para ensinar a indústria 4.0. Esta é uma forma de gamificar o conteúdo e o aprendizado, possibilitando a introdução do tema com prática fácil, efetiva, eficiente, e com um excepcional acesso. Materiais e método: Dessa forma, rodadas de workshops com o jogo foram organizadas com estudantes de graduação e pós-graduação para entender como o conhecimento pode ser adquirido utilizando um meio inovador e revolucionário. Não só isso, também se mostra como preparar e como entender o processo para sua máxima efetividade na aplicação. Resultados: Com resultados mais que satisfatórios, o jogo apresenta um pujante futuro com muito espaço e a possibilidade de inovar não só na indústria, mas na área da educação. De acordo com as apurações e feedbacks, o jogo ensinou como deveria, engajou e, além de mais experiência, divertiu os participantes. Considerações finais: Finalmente, a experiência conhecendo a indústria 4.0 através do jogo, aprendendo sobre o contexto e as demandas atuais do mundo na indústria e com relação à educação, e ainda aprendendo a explicar o jogo, foi ótima.

Palavras-chave: Indústria 4.0; Educação; Gamificação; Inovação; Paradigma.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBITI Jr.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador

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