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AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO

MONTEIRO, Ana Clara de Andrade ¹; BIAGI, Talita Cristina Fidelis Pereira ²
Colégio do(a) estudante: Instituto Federal do Paraná – Campus Londrina
Supervisor(a): Karen Alves Andrade Moscardini
Curso do(a) Orientador(a): Direito – Câmpus Londrina

Introdução: Este trabalho surgiu da vontade de compreender melhor como as tecnologias digitais estão inseridas nas práticas pedagógicas do ensino médio público brasileiro, especialmente após os impactos da pandemia. O cenário atual mostra que, embora essas tecnologias façam parte da realidade de muitas escolas, ainda há limitações e dificuldades no uso pedagógico adequado desses recursos. Objetivos: O principal objetivo da pesquisa foi analisar o papel das tecnologias digitais dentro das escolas públicas de ensino médio, observando quais ferramentas são mais utilizadas e de que forma influenciam no processo de ensino-aprendizagem, com foco especial na motivação dos estudantes. Materiais e método: A metodologia utilizada foi baseada em pesquisa qualitativa com revisão bibliográfica, a partir de obras e artigos que discutem o uso das tecnologias digitais na educação. A análise foi organizada em três eixos: o conceito de tecnologias digitais, os recursos mais presentes nas salas de aula e a relação entre esses recursos e o engajamento dos estudantes. Resultados: Os resultados revelaram que ferramentas como Google Classroom, vídeos, jogos educativos e quizzes estão sendo incorporadas ao cotidiano escolar e contribuem para tornar o ensino mais dinâmico e próximo da realidade dos jovens. No entanto, também foi possível perceber que ainda existem barreiras importantes, como a falta de capacitação dos professores, a dificuldade de acesso a dispositivos e a limitação no uso pedagógico das tecnologias. Considerações finais: A pesquisa aponta que o uso das tecnologias digitais pode ampliar possibilidades de aprendizagem, mas isso só será possível com planejamento, formação contínua e um acesso igualitário. As tecnologias devem ser vistas não como soluções temporárias, mas como aliadas permanentes no processo de ensino, capazes de transformar a experiência dos alunos e fortalecer o papel da escola pública.

Palavras-chave: Tecnologias digitais; Ensino médio; Escola pública; Educação e tecnologia; Formação docente.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBITI Jr.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador

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