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DESENVOLVENDO CONCEITOS DA INDÚSTRIA 4.0 COM PESQUISADORES DO STRICTO SENSU

ROCHA, Leonardo Ferreira ¹; CAETANO, Sandro Roberto ³; POMORSKI, Caio ³; POMORSKI, Caio ³; BENITEZ, Guilherme Brittes ²
Curso do(a) Estudante: Bacharelado em Jogos Digitais – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia de Produção – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

Introdução: A Indústria 4.0 representa uma mudança paradigmática nas práticas produtivas contemporâneas, exigindo profissionais com domínio de tecnologias avançadas, pensamento sistêmico e capacidade de tomada de decisão em ambientes altamente dinâmicos. No entanto, observa-se uma lacuna significativa de compreensão desses conceitos entre estudantes e profissionais, sobretudo em países emergentes, o que dificulta sua inserção plena nas práticas educacionais e industriais. Objetivos: Este estudo investigou a eficácia de um Boardgame educacional como estratégia didática na difusão dos fundamentos da Indústria 4.0, por meio de um projeto de extensão voltado a estudantes de graduação e pós-graduação em engenharia. Materiais e método: metodologia envolveu a aplicação de questionários antes e depois de sessões mediadas do jogo, que simula o gerenciamento de uma fábrica inteligente, permitindo a coleta de dados quantitativos e qualitativos. Também foram construídas sessões direcionadas ao ensino do Boardgame com os participantes. Resultados: Os resultados demonstraram avanço significativo nos níveis de compreensão dos participantes, com aumento expressivo nos escores mais elevados de autoavaliação e comentários que destacaram o caráter instrutivo, envolvente e aplicável da experiência. Limitações operacionais, como a complexidade inicial das regras e a sobrecarga informacional, foram parcialmente superadas com ajustes metodológicos e reforçam a importância do planejamento didático cuidadoso. Considerações finais: De modo geral, os achados sugerem que a abordagem proposta apresenta potencial para apoiar a aprendizagem de conceitos técnicos complexos, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento de habilidades estratégicas relevantes à Indústria 4.0. A adoção de jogos educacionais no ambiente universitário mostra-se, portanto, uma alternativa promissora a ser explorada com cautela e embasamento em futuras iniciativas formativas.

Palavras-chave: Indústria 4.0; Gamificação; Jogos educacionais; Ensino de engenharia; Metodologias ativas.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBITI.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador

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