Logo PUCPR

SEMIOLOGIA MÉDICA: ENTREVISTA CLÍNICA E EXAME FÍSICO NEUROLÓGICO

CARDOSO, Ana Beatriz Silva ¹; FRANDOLOSO, Gibran Avelino ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

Introdução: A semiologia médica se mostra cada vez mais de extrema importância, especialmente por unir análise clínica dos sinais e sintomas e exame físico. Dessa forma, o domínio dessa área se mostra imprescindível para qualquer médico seja generalista ou especialista a fim de proporcionar o melhor para o paciente. Em especial o exame neurológico ainda é visto como extenso e de difícil aprendizado pela maior parte da comunidade médica, por conta disso a cartilha em questão tem como um dos principais objetivos desmistificar o exame neurológico e apresentá-lo de forma clara e objetiva, contendo as informações que ao apenas um neurologista, como qualquer médico precisa saber para lidar com pacientes neurológicos no dia a dia seja hospitalar ou na atenção primária, além de reconhecer sinais neurológicos e as técnicas corretas das manobras para um bom exame físico neurológico por meio de imagens e achados de exame físico. Objetivos: Coletar informações acerca dos principais achados clínicos semiológicos encontrados no Hospital Universitário Cajuru (HUC) no intervalo de um ano (fase 1), descrevê-los e documentá-los por meio de descrições técnicas e imagens ou vídeos. Materiais e método: Abordagem dos pacientes internados na enfermaria do Hospital Universitário Cajuru, explicando o projeto e com o consentimento do paciente por meio de um TCLE coletando imagens de achados de exame físico pertinentes. Resultados: Tendo escolhido os pacientes de acordo com a alteração no exame físico que apresentavam, foram coletadas durante os respectivos meses de setembro de 2024 a maio de 2025 cerca de 60 imagens dos mais diversos achados do exame físico de 43 pacientes, com a sua devida permissão. Considerações finais: O objetivo da pesquisa foi devidamente alcançado ao terem sido coletadas uma grande quantidade de achados extremamente pertinentes e que podem ajudar tanto acadêmicos quanto profissionais da saúde a identificar com maior facilidade diversos sinais sejam eles mais raros ou comuns de serem vistos no cotidiano do profissional da saúde

Palavras-chave: Semiologia; Exame físico; Exame neurológico; Diagnóstico clínico; Semiologia neurológica.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa da Fundação Araucária e da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no programa PIBITI.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.