MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DA FELICIDADE E BEM-ESTAR NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO
Introdução: A pesquisa sobre felicidade e bem-estar, especialmente sob a ótica da Psicologia Positiva, tem crescido, mas o ambiente universitário ainda carece de ferramentas avaliativas padronizadas. Formulários existentes são frequentemente específicos e subjetivos. Este trabalho, parte de um projeto aprovado por Comitê de Ética seres humanos (CAAE 58183522.5.0000.0020; Parecer 5608097) e busca contribuir para a padronização dessa avaliação através de ferramentas tecnológicas. Objetivos: O objetivo geral foi desenvolver instrumentos avaliativos tecnológicos em Psicologia Positiva e Ciência da Felicidade, para compreender seu impacto em estudantes universitários. Especificamente, buscou-se pesquisar e adaptar instrumentos existentes para o formato digital, e disponibilizá-los a outros projetos da instituição. Materiais e método: O desenvolvimento da ferramenta digital ocorreu em duas etapas. Primeiro, cinco instrumentos de avaliação de bem-estar e felicidade validados no Brasil, foram selecionados por sua abrangência e adequação ao contexto universitário. Em seguida, a ferramenta foi criada usando uma página no WordPress e um questionário detalhado no Google Forms. O formulário exigia Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e que os participantes fossem maiores de idade. Os instrumentos foram adaptados digitalmente usando opções como “Múltipla Escolha”, “Escala Linear”, “Parágrafo”. Foi realizado um teste piloto com alunos de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Campus Londrina e incluiu perguntas sobre a experiência de preenchimento. Resultados: A ferramenta digital foi desenvolvida com sucesso e disponibilizada ao grupo de pesquisa, sendo utilizada por outra pesquisa. O uso de WordPress e Google Forms confirmou a viabilidade de plataformas gratuitas e personalizáveis. No teste piloto, 7 alunos responderam, e seis preferiram o formato digital ao papel. A questão aberta, facultativa, foi pouco respondida. Contudo, devido a interrupções, os objetivos iniciais de adaptação e validação local dos instrumentos não foram alcançados, optando-se por questionários já validados no Brasil. Considerações finais: A utilização de ferramentas online é uma forma confiável e economicamente viável para coleta de dados, apesar de desafios como a impessoalidade e falta de interação direta, e a limitação do autorrelato (influenciado por humor ou vieses). A construção da ferramenta demonstrou-se financeiramente viável e intuitiva. Este trabalho contribui para a padronização da avaliação de felicidade e bem-estar no ambiente universitário, preenchendo uma lacuna na literatura. A aplicação em larga escala pode ajudar as Instituições de Ensino Superior (IES) a identificar necessidades estudantis e desenvolver políticas públicas e intervenções para promover a saúde mental e o bem-estar acadêmico, alinhando-se a uma perspectiva preventiva da saúde.
Palavras-chave: Psicologia Positiva; Inquéritos e Questionários; Qualidade de Vida.
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.