VIABILIDADE TÉCNICA DO DIRECIONAMENTO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS UTILIZANDO PILOTO AUTOMÁTICO COM TECNOLOGIA DE VISÃO COMPUTACIONAL
Introdução: Tendo em vista a grande relevância do setor agropecuário na economia nacional, refletida no crescimento do PIB agrícola em 2023, é essencial adotar novas tecnologias mais eficientes e que otimizem o trabalho agrícola. Nesse sentido, os sistemas de piloto automático vêm ganhando grande destaque na Agricultura de Precisão. Esses sistemas utilizam sinais de GPS para guiar tratores com maior precisão, garantido maior eficiência na operação, diminuindo possíveis falhas e sobreposições nas aplicações, evitando desperdícios e, consequentemente, diminuindo custos. Objetivos: O presente trabalho teve como objetivo, determinar a viabilidade técnica do direcionamento de máquinas agrícolas utilizando piloto automático. Materiais e método: Foram utilizados dois modelos de piloto automático: o piloto hidráulico com RTK e o piloto elétrico com RTK e SmartAntena. Também, foi feito testes de tráfego sem o auxílio de piloto automático (condução manual). Os testes foram realizados a campo, durante operações de plantio e pulverização. Foram coletadas informações de desvio lateral de dez passadas do trator, em pontos diversos dos talhões analisados, esses dados foram exportados e processados no Software Qgis e, posteriormente, calculados médias, desvios padrão e velocidade média operacional. Resultados: A partir dos dados obtidos, observou-se que ambos os sistemas de piloto automático apresentaram desempenho superior à condução manual, destacando-se entre eles, o piloto hidráulico com RTK com uma média de desvio lateral de 0,05 metros. Os resultados comprovam que a automação do direcionamento de máquinas contribui para uma maior precisão na direção, uniformidade e menor variabilidade e entre as passadas. Considerações finais: Conclui-se, portanto, que o uso de sistemas de piloto automático é tecnicamente viável e essencial para produtores que buscam maior eficiência nas operações, redução de sobreposições e amassamento, padronização nas atividades, além de oferecer maior conforto ao operador.
Palavras-chave: Agricultura de Precisão; Desvio lateral; Eficiência operacional; RTK; .
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.