Logo PUCPR

SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA (SBN) COMO BASE PARA POLÍTICAS URBANAS PARA QUALIDADE AMBIENTAL E MITIGAÇÃO DE ALGAMENTOS

ALMEIDA, Sara Rafaela de ¹; ROSA, Altair ²
Curso do(a) Estudante: Arquitetura e Urbanismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Arquitetura e Urbanismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba

Introdução: O avanço acelerado das cidades tem gerado impactos significativos nos ambientes urbanos. De acordo com dados da ONU- Habitat, mais de 56% da população mundial vive atualmente em áreas urbanas, e estima-se que esse número alcance 68% até 2050. Esse crescimento, muitas vezes desordenado, tem causado uma série de problemas, como o aumento da impermeabilização do solo e a redução de áreas verdes, comprometendo a infiltração da água da chuva. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) aponta que cerca de 90% dos desastres naturais estão relacionados à água, incluindo enchentes, secas e tempestades. Como resultado disso, o volume de escoamento superficial cresce, sobrecarregando os sistemas de drenagem existentes. Objetivos: Este estudo tem como objetivo identificar estratégias sustentáveis para mitigar os impactos das mudanças climáticas nas áreas urbanas, com ênfase na qualidade ambiental, na mitigação dos alagamentos e na melhoria da qualidade da água em rios urbanos que enfrentam problemas como poluição difusa e escoamento de esgoto irregular. Materiais e método: Os materiais e métodos apresentados foi adotada através da revisão sistemática da literatura, resultado em 10 artigos. Além disso, foi utilizado o software de modelagem EPASWAMM para o desenvolvimento de um projeto experimental. Resultados: A análise dos artigos revelou a variedade de técnicas sustentáveis e a relevância do tema. A partir dessas referências, foi desenvolvido um projeto no Memorial do Iguaçu, em Curitiba/PR, utilizando a técnica de biorretenção, associada a um diagnóstico detalhado da área a fim de melhorar a qualidade da água fluvial e pluvial. Considerações finais: Diante da complexidade e urgência do tema, é essencial aprofundar os estudos e incentivar a aplicação de soluções baseadas na natureza para enfrentar os desafios da drenagem urbana sustentável.

Palavras-chave: Biorretenção; Drenagem urbana sustentável; Melhoria da qualidade de rios urbanos; Qualidade ambiental; Soluções Baseadas na Natureza (SBN).

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBITI.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.