Logo PUCPR

ELABORAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO A SER APLICADO FUTURAMENTE AOS PRODUTORES, PARA AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS DE EFICIÊNCIA EM FAZENDAS COM SISTEMAS DE ORDENHA ROBOTIZADA

LIMA, Roxeli Opazo de ¹; CARVALHO, Lucas Raphael Juliatto Cavalin de ³; COPPLA, Lucas Delezuk ³; COPPLA, Lucas Delezuk ³; TELLES, Nicolas Gheller ³; TELLES, Nicolas Gheller ³; FERREIRA, Geovanna de Assis ³; FERREIRA, Geovanna de Assis ³; SANTOS, Heloyse Lorena da Silva ³; SANTOS, Heloyse Lorena da Silva ³; OSTRENSKY, Andre ²
Curso do(a) Estudante: Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

Introdução: A necessidade de melhorar a eficiência da produção de leite no Brasil tem conduzido produtores a adotarem o sistema de ordenha robotizada (SOR). Buscando auxiliar produtores, gerentes, veterinários e técnicos que atuam com esta tecnologia, foi elaborado um questionário para avaliação de fazendas com SOR no Paraná. Objetivos: Este estudo teve como objetivo a elaboração de um questionário a partir da literatura, com a devida adaptação à realidade de fazendas com SOR no Paraná, avaliação futura de propriedades que implementaram a ordenha robotizada. Materiais e método: Utilizou-se de literatura base e o levantamento de parâmetros chave em cinco propriedades-piloto localizadas no Paraná. A partir da análise de parâmetros de eficiência, parâmetros de desempenho, parâmetros gerenciais e do sistema de alojamento, coletados do software dos robôs e por visita presencial, foram elaboradas as perguntas na plataforma do Formulários do Google, avaliadas em visitas presenciais às fazendas. Resultados: O questionário foi elaborado e resultou em total de 50 questões em diferentes formatos, priorizando-se aquelas com opções de alternativas como resposta. Estas foram organizadas de forma que se obtenha uma descrição geral da fazenda, sua experiência com a transição ou implementação do sistema, resultados médios de desempenho, como produção de leite; de desempenho do próprio SOR, como frequência de ordenha; da estrutura de alojamento dos animais; sistemas de fluxo das vacas e a percepção de sua satisfação com a tecnologia, desafios enfrentados e como foram vencidos. Considerações finais: Conclui-se que o questionário foi validado, estando apto para futura avaliação em novos estudos de leiterias brasileiras com uso de SOR.

Palavras-chave: Sistema de Ordenha Robotizada; Questionário; Produção leiteira; Bem-estar animal; Experiência do produtor.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBITI.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.