Logo PUCPR

DESENVOLVIMENTO DE UM FORMULÁRIO E ELABORAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO PARA AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS DE EFICIÊNCIA EM FAZENDAS COM SISTEMAS DE ORDENHA ROBOTIZADA

FERREIRA, Geovana Assis ¹; CARVALHO, Lucas Raphael Juliatto Cavalin de ³; LIMA, Roxeli Opazo de ³; LIMA, Roxeli Opazo de ³; COPPLA, Lucas Delezuk ³; COPPLA, Lucas Delezuk ³; TELLES, Nicolas Gheller ³; TELLES, Nicolas Gheller ³; SANTOS, Heloyse Lorena da Silva ³; SANTOS, Heloyse Lorena da Silva ³; OSTRENSKY, Andre ²
Colégio do(a) estudante: Centro Estadual de Educação Profissional – Erotides Angelo Nichele
Supervisor(a): Renan Douglas Pesco
Curso do(a) Orientador(a): Medicina Veterinária – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

Introdução: Com o avanço constante da tecnologia na pecuária brasileira, a instalação de sistemas de ordenha robotizada (SOR) vem ganhando cada vez mais lugar nas fazendas leiteiras. Junto da tecnificação da produção, vem também os desafios e os novos manejos a serem enfrentados pelo produtor, desta forma a criação de formulários para o diagnóstico de propriedade com SOR tem o intuito de ajudar não apenas outros produtores, mas todos que trabalham com esta tecnologia no campo. Objetivos: Identificar dados-chave e parâmetros dentro de uma propriedade base, para auxiliar na elaboração de um questionário e formulário, para estudos futuros. Materiais e método: Foi feito o acompanhamento da coleta de parâmetros base na Fazenda Experimental Gralha Azul (FEGA), da análise dos dados coletados no software de quatro fazendas do Paraná, para a elaboração do questionário e formulário e de informações coletadas pelo restante da equipe em fazendas comerciais. Resultados: Foram definidos parâmetros que envolvem os aspectos estruturais, de produção, de gerenciamento e de manejo. A partir da aplicação exploratória com os dados da FEGA, pode-se ajustar o formulário e o questionário, garantindo a aplicabilidade destes em eventos futuros. Foram priorizadas perguntas de múltipla escolha e escalas de percepção para facilitar a análise das respostas. Considerações finais: Este projeto resultou em ferramentas diagnosticas adaptadas para o contexto de produção brasileira. A seleção dos dados fez com que o projeto se torne aplicável e útil em futuros trabalhos. Recomenda-se o uso em maior escala pois tem um potencial muito positivo em se tornar um banco de dados acessível para aqueles que convivem com a SOR no campo.

Palavras-chave: Sistema de Ordenha Robotizada; Questionário e formulário; Pecuária de leite; Automatização das fazendas; Produtor brasileiro.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBITI Jr.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.