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CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA ENSINO DE ATENDIMENTO ÀS EMERGÊNCIAS PARA LEIGOS: SUPORTE BÁSICO DE VIDA

OLIVEIRA, Ana Paula Tagliari de ¹; MODESTO, Ana Paula ²
Curso do(a) Estudante: Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Medicina – Escola de Medicina e Ciências da Vida – Câmpus Curitiba

Introdução: A parada cardiorrespiratória (PCR) é uma condição grave que requer atendimento imediato para aumentar as chances de sobrevivência. No Brasil, porém, há uma lacuna significativa: a população leiga não recebe treinamento em primeiros socorros, e o tema não é obrigatório nas escolas. Como solução, propõe-se o desenvolvimento de um jogo sério para treinar adolescentes em Suporte Básico de Vida (BLS), visando aumentar o número de pessoas aptas para atender casos de PCR até a chegada do SAMU. Objetivos: Desenvolver e validar um jogo sério com a temática de BLS. Materiais e método: O conteúdo teórico foi elaborado com base em revisão bibliográfica, e as imagens foram produzidas no Canva. O material foi validado por especialistas (juízes) por meio da Escala de Usabilidade de um Sistema (SUS) e de sugestões para aperfeiçoamento. Em seguida, o jogo foi aplicado a alunos de Ensino Fundamental e Médio, precedido por questionário pré-teste. Os estudantes também avaliaram a usabilidade pela SUS. As contribuições dos juízes, a dinâmica do jogo e os resultados do pós-teste foram considerados para a versão final. Resultados: O jogo consiste em 21 cartões sobre reanimação cardiopulmonar Hands-Only (somente com as mãos), que devem ser organizados pelos alunos em sequência lógica, e em um livreto do professor com a ordem correta e explicações detalhadas. O escore SUS foi de 79% pelos juízes e 66,25% pelos alunos, indicando boa usabilidade, mas com espaço para melhorias. Identificou-se a necessidade de instrumentos específicos para a avaliação da performance de jogos educativos. Houve aumento significativo no índice de acertos do pós-teste na maioria das questões, e as alterações foram implementadas. Considerações finais: O ensino de adolescentes por meio de cartões sobre BLS mostrou-se uma estratégia promissora para ampliar a oferta de compressões torácicas em vítimas de PCR. As sugestões apontadas dos especialistas foram fundamentais para o aperfeiçoamento do jogo. Recomenda-se o uso de ferramentas adequadas para a validação de tecnologias de ensino voltadas à faixa etária do público-alvo.

Palavras-chave: Educação em Saúde; Reanimação Cardiopulmonar; Jogos e Brinquedos; Primeiros Socorros; Massagem Cardíaca.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBITI.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador

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