Logo PUCPR

DESENVOLVIMENTO DE MÉTODO PARA A CRIAÇÃO DE VÍDEOS QUE ESTIMULEM A PRÁTICA REFLEXIVA DO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR

BILINO, Milena Batista ¹; VOSGERAU, Dilmeire Sant Anna Ramos ²
Curso do(a) Estudante: Jornalismo – Escola Belas Artes – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Pedagogia – Escola de Educação e Humanidades – Câmpus Curitiba

Introdução: Este trabalho integra o núcleo do Portal Observa, um ambiente virtual vinculado ao Grupo de Pesquisa Criatividade e Inovação Docente no Ensino Superior (Cides), que tem como objetivo estimular o compartilhamento de práticas pedagógicas inovadoras por docentes do ensino superior. As ações do projeto ocorrem por meio de lives transmitidas no YouTube, em que professores convidados apresentam metodologias e experiências aplicadas em sala de aula. Posteriormente, esses conteúdos são editados de forma colaborativa entre o docente e a equipe de formadores, resultando na produção de materiais destinados ao site institucional e às redes sociais do Portal. Entre os principais produtos estão os vídeos conceituais, que sintetizam os momentos mais relevantes das transmissões, e versões curtas adaptadas às demandas de plataformas digitais como o Instagram. Objetivos: A presente pesquisa dá continuidade a projetos anteriores desenvolvidos no âmbito do Cides, os quais evidenciaram a importância da padronização na produção e edição de conteúdo digital, sobretudo diante da alta rotatividade da equipe envolvida. Nesta etapa, busca-se elaborar um manual orientador para a gravação de vídeos de feedback discente, com foco na promoção da prática reflexiva por parte do docente, utilizando as percepções dos estudantes como ponto de partida. Materiais e método: A proposta dialoga com as tendências contemporâneas de consumo de conteúdo digital, considerando aspectos como duração e formato audiovisual. A padronização dos processos, especialmente no que se refere à roteirização e à edição, revela-se fundamental para assegurar consistência, qualidade técnica e fidelidade à identidade institucional do projeto. O desenvolvimento de diretrizes claras para a produção desses materiais fortalece a proposta formativa do Portal Observa e contribui para consolidar uma cultura de reflexão crítica e melhoria contínua no contexto da docência no ensino superior. Resultados: No conteúdo revisado foi possível perceber a importância do feedback e a necessidade de atrelá-los aos vídeos de melhores momentos, pois não só o professor referenciado validará a sua metodologia, mas também outros professores poderão refletir e talvez se interessar por testar aquela metodologia. Considerações finais: Após a conclusão desta pesquisa, foi possível identificar a importância da ampliação da testagem do manual nos próximos ciclos do Portal Observa para aprimorá-lo ainda mais. Também se sugere a emissão de certificado de horas complementares aos alunos que participarem da produção dos vídeos de feedback, já que a atividade exige tempo e contribui para a formação acadêmica, podendo ser reconhecida formalmente como forma de incentivo.

Palavras-chave: Portal Observa; Prática Reflexiva; Feedback do Aluno; Manual.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa PUCPR no programa PIBITI Jr.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.