DESENVOLVIMENTO DE UM APP PARA DIVULGAÇÃO DE UM PORTAL EDUCACIONAL
Introduction: A formação continuada de professores do ensino superior ainda encontra muitos desafios, como a falta de tempo, a distância entre teoria e prática e a escassez de ferramentas acessíveis que apoiem esse desenvolvimento de forma constante. Com base nisso, o objetivo deste projeto foi criar um aplicativo móvel que facilitasse o acesso a conteúdos formativos, contribuindo na atualização pedagógica de maneira interativa, personalizada e intuitiva. O objeto de estudo foi o Portal Observa, e o app foi desenvolvido para divulgar os materiais deste portal, organizando publicações de redes sociais, práticas pedagógicas e eventos educacionais em um só lugar, com uma navegação simples e clara. Para isso, foi utilizado o Figma na fase de prototipação, seguindo boas práticas de design e acessibilidade, com base nas diretrizes do Apple Human Interface Guidelines. Além do app, também foi criado um painel administrativo que permite a atualização dos conteúdos por parte dos responsáveis pelo portal, sem necessidade de conhecimento técnico, o que torna o projeto mais sustentável a longo prazo. Durante o desenvolvimento, foram feitos testes com professores, alunos e designers usando protótipos de baixa e média fidelidade, e o retorno deles foi essencial para melhorar o design e a experiência do usuário. O aplicativo conta com seções específicas para práticas educacionais, redes sociais, eventos e ainda tem um sistema de perfil gamificado, para motivar o uso contínuo. A escolha por um web app multiplataforma também ajudou a economizar tempo e recursos, já que o mesmo código funciona nos sistemas operacionais Android, iOS e na web regular. No geral, os resultados mostraram que a solução pode ser replicada em outros grupos de pesquisa e instituições, visto que o modelo é flexível, padronizado e tecnicamente acessível. Assim, o projeto cumpre seu papel de apoiar a formação de professores e oferece uma proposta concreta, viável e com potencial de impacto maior no cenário educacional. Aims: O objetivo deste projeto foi criar um aplicativo móvel que facilitasse o acesso a conteúdos formativos, contribuindo na atualização pedagógica de maneira interativa, personalizada e intuitiva. Materials and methods: Foi utilizado o Figma na fase de prototipação, seguindo boas práticas de design e acessibilidade, com base nas diretrizes do Apple Human Interface Guidelines. Além do app, também foi criado um painel administrativo que permite a atualização dos conteúdos por parte dos responsáveis pelo portal, sem necessidade de conhecimento técnico, o que torna o projeto mais sustentável a longo prazo. Durante o desenvolvimento, foram feitos testes com professores, alunos e designers usando protótipos de baixa e média fidelidade, e o retorno deles foi essencial para melhorar o design e a experiência do usuário. Results: Os resultados mostraram que a solução pode ser replicada em outros grupos de pesquisa e instituições, visto que o modelo é flexível, padronizado e tecnicamente acessível. Final considerations: O projeto cumpre seu papel de apoiar a formação de professores e oferece uma proposta concreta, viável e com potencial de impacto maior no cenário educacional um APP para disseminar conhecimento.
Keywords: Formação continuada; Aplicativo móvel; Educação superior; Inovação educacional; Grupos de pesquisa.
Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.