Logo PUCPR

MODELAGEM PARA SISTEMATIZAÇÃO DE REQUISITOS DOS USUÁRIOS DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

BARRETO, Octavio Hansel de Sá ¹; SCHAEFER, Jones Luis ²
Curso do(a) Estudante: Engenharia Mecatrônica – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Engenharia de Produção – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

Introdução: As Tecnologias Assistivas (TAs) desempenham papel crucial na promoção da autonomia, inclusão social e qualidade de vida de pessoas com deficiência. Contudo, frequentemente enfrentam desafios devido à ausência de métodos padronizados e participativos para levantamento das necessidades reais dos usuários. Objetivos: Este estudo propõe um modelo participativo avançado, estruturado e replicável para a coleta e sistematização de requisitos dos usuários de TAs, visando assegurar maior eficácia, usabilidade e aceitação das soluções tecnológicas. Materiais e método: Realizou-se uma revisão da literatura, buscando por pesquisas com relação a TA a partir de termos relacionados com esta área de pesquisa. Desta forma, foi conduzida uma revisão integrativa detalhada com análise qualitativa e codificação temática de 19 artigos científicos contemporâneos sobre o tema, aplicando métodos como triangulação por múltiplos avaliadores independentes para robustez dos resultados. Resultados: O modelo resultante compreende quatro fases sequenciais: diagnóstico contextual, engajamento participativo, mapeamento técnico e validação adaptativa. O diagnóstico contextual envolve análise ambiental e das funções comprometidas; o engajamento participativo inclui entrevistas, grupos focais e prototipagem iterativa; o mapeamento técnico foca na documentação detalhada dos requisitos e na integração multidisciplinar; e a validação adaptativa é marcada por testes contínuos e ajustes com base no feedback dos usuários. Os resultados evidenciam que abordagens iterativas e centradas no usuário aumentam significativamente a eficácia, adequação e aceitação das TAs. Considerações finais: A aplicação prática deste modelo pode impactar positivamente as áreas de Engenharia, Design, Saúde, Educação e desenvolvimento de Tecnologias Assistivas, resultando em soluções mais eficazes, inclusivas e sustentáveis, e beneficiando diretamente a qualidade de vida dos usuários finais.

Palavras-chave: Acessibilidade Digital; Design centrado no Usuário; Prototipagem Iterativa; Avaliação Funcional; Interface Adaptativa.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida com bolsa CNPq no programa PIBITI.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador

QUERO VOTAR NESTE TRABALHO

Para validarmos seu voto, por favor, preencha os campos abaixo. Alertamos que votos duplicados ou com CPF inválido não serão considerados.