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FERRAMENTAS EDUCACIONAIS SUSTENTÁVEIS E ECONÔMICAMENTE ACESSÍVEIS EM STEM

OLIVEIRA, Ashalley Lorrayny Sovenil de ¹; SIQUEIRA, Mariana Couto ²
Curso do(a) Estudante: Engenharia Química – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba
Curso do(a) Orientador(a): Eixo – Física – Escola Politécnica – Câmpus Curitiba

Introdução: A participação feminina nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) ainda é reduzida, refletindo estereótipos de gênero, baixa representatividade e a ausência de estímulo durante a formação escolar. Essa realidade limita o interesse de meninas por carreiras científicas e tecnológicas, criando um ambiente de exclusão que se perpetua ao longo do tempo. Objetivos: Este projeto teve como objetivo principal desenvolver materiais didáticos acessíveis que incentivem o interesse de meninas e mulheres nas áreas de STEM. Buscou-se, em especial, criar uma ferramenta educativa lúdica e inspiradora, com protagonismo feminino, capaz de promover identificação com o público-alvo e contribuir para a inclusão. Materiais e método: A metodologia empregada envolveu revisão bibliográfica sobre a presença feminina na ciência, análise de jogos já existentes com essa temática e desenvolvimento colaborativo de uma narrativa original. Foi elaborado um gibi digital protagonizado por uma detetive do futuro, que viaja no tempo com auxílio de cientistas históricas. As páginas foram produzidas com o aplicativo IbisPaintX e uso de inteligência artificial na criação de cenários e roteiros. Resultados: Foram produzidas 14 páginas ilustradas do gibi, com enredo, diálogos e personagens como Ada Lovelace, Marie Curie e Hedy Lamarr. A versão impressa inicial permitiu visualizar o potencial do material e buscar retorno para melhorias. Entretanto, devido a imprevistos como o incêndio na universidade, não foi possível aplicar o material com estudantes do ensino médio durante este ciclo do projeto. Considerações finais: Os resultados indicam que o uso de narrativas visuais com representatividade feminina tem forte potencial educativo e motivacional. A proposta do gibi mostra-se inovadora ao aliar entretenimento, ciência e inclusão, diferenciando-se de outros materiais por sua narrativa original e visual autoral. Apesar das limitações enfrentadas, o projeto apresenta perspectivas promissoras, recomendando-se sua continuidade, aplicação prática e futura avaliação do impacto pedagógico junto ao público-alvo.

Palavras-chave: Mulheres na ciência; STEM; Gibi educacional; Representatividade feminina; Ferramenta lúdica.

APRESENTAÇÃO EM VÍDEO

Esta pesquisa foi desenvolvida na modalidade voluntária no programa PIBITI.
Legendas:
  1. Estudante
  2. Orientador
  3. Colaborador

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